4 passos para mensurar seu content marketing | Next Ecommerce

4 passos para mensurar seu content marketing

em abr 29, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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O marketing de conteúdo tende a ser o melhor e mais efetivo caminho para atrair e manter consumidores ativos no e-commerce. No entanto, um pequeno detalhe pode levar todas as suas estratégias para o lixo, é a falta de mensuração.

John Wanamaker, um destacado empresário americano disse: “Eu sei que a metade do dinheiro que eu gasto em propaganda é jogada fora. O problema é que eu não sei qual é esta metade”. Ou seja, não adianta investir em estratégias ou ações de marketing se você não sabe como medir tais retornos.

Nesse sentido, separamos alguns passos para realizar a mensuração de suas estratégias, especificamente, em campanhas de marketing de conteúdo:

Tenha objetivos definidos. Antes de decidir em quais estratégias de marketing apostar, é importante esclarecer os reais objetivos dessas campanhas. Somente assim será possível mensurar os retornos obtidos e analisar se seu e-commerce está caminhando rumo ao sucesso ou não.

Acompanhe múltiplas métricas. Inúmeros estudos divulgam e recomendam KPIS para mensuração dos retornos. Entre as mais interessantes para o marketing de conteúdo, estão: métricas de consumo, métricas de compartilhamento, métricas de geração de leads e métrica de vendas. Contudo, tudo depende de seus objetivos.

Escolhendo o KPI ideal. Os índices de performance ideais são aqueles que se encaixam perfeitamente nos objetivos estabelecidos para o seu negócio, justamente por isso é tão importante estabelecê-los. Se você deseja ampliar suas visitas, por exemplo, é essencial traçar uma meta, e então usar KPIs como registro de pageviews, entradas de usuários na loja, taxa de rejeição, entre outros.

Melhore a partir do resultado. O grande objetivo de medir suas ações de marketing de conteúdo é melhorar as estratégias e ampliar o alcance do seu consumidor com maior engajamento. Por isso, não desanime se suas primeiras tentativas apontarem baixos retornos: recomece, refaça, avalie de novo. Um bom plano de marketing de conteúdo, mensurado e testado regularmente, pode aumentar suas vendas e seus lucros.

Sucesso!

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