4 passos simples para aproveitar as tablets no seu e-commerce

em out 28, 2014:por

Juliano Folino

Representante de operações da Mobify no Brasil e Executivo de Vendas na enextgroup. Formado em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, cursando MBA de Marketing Digital na ESPM.
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As taxas de conversão do tablet quase sempre são significativamente maiores do que as taxas de conversão de smartphones. Compreender algumas das diferenças de uso entre tablets e smartphones vai te ajudar a ajustar o seu ambiente de e-commerce para incentivar o uso de tablets para fazer compras.

De acordo com uma pesquisa, as pessoas tendem a usar tablets em diferentes circunstâncias e locais, comparadas as que usam smartphones. O pico de uso do tablet é das 17:00 as 21:00, e a maioria das pessoas faz o uso do dispositivo em casa. O smartphone é a primeira coisa que a pessoa pega, na parte da manhã, e é usado em qualquer lugar, com o pico de uso durante o horário comercial.

De fato, os consumidores têm uma mentalidade diferente quando estão segurando um tablet. Eles passam por menos interrupções, podendo se concentrar em apenas uma tarefa: fazer compras (esperamos).
Compradores tablet desfrutam de interações mais diretas e satisfatórias com produtos; é fácil de aumentar o zoom em detalhes de um produto e ver itens relacionados apresentados na mesma tela. Estes compradores usam seu tempo não apenas para percorrer uma lista, mas para pesar os prós e contras dos produtos que estão mostrados. O ticket médio das compras feitas em tablets tende a ultrapassar o de smartphones. Isto se deve ao tempo extra que eles passam nos sites, ou porque os proprietários de tablet estão em um grupo sócio-económico mais elevado do que outros utilizadores de dispositivos.

Para aumentar os acessos via tablets entre os seus clientes (e tirar o máximo proveito das elevadas taxas de conversão), destaque as funcionalidades-chave e forneça uma experiência mais imersiva, seguindo estes passos:

1. Investir em recursos específicos para tablet.

Mude o seu layout para parecer mais com um “look book” em vez de miniaturas tradicionais. Certifique-se que os consumidores possam aumentar o zoom até atingir altos níveis de detalhe (o ideal seria uma proporção de 1: 1). Verifique se tudo o que é otimizado atende aos padrões de UX para toque.

2. Repensar seu UX e design.

Dê um novo olhar sobre suas recomendações em torno da busca e navegação em seu site. Você pode auxiliar a tomada de decisão de seus clientes, talvez mostrando resultados de pesquisa com imagens maiores e enfatizando produtos relacionados.

3. Considere um aplicativo móvel para o tablet.

Se você tem uma base de clientes leais, um aplicativo para tablet pode nutrir essas relações. Você pode tirar proveito da capacidades de armazenagem de informação de pagamento e outros elementos para tornar mais fácil para os clientes completar suas compras.

4. Olhe para frente, e analise a temporada de compras mais movimentada
Varejistas inteligentes já projetaram landing pages para as férias, com links para promoções e ofertas que garantem acesso a itens populares antes que eles sejam lançados. Códigos de desconto especiais e mensagens baseadas em urgência (incluindo informações de contagem de estoque dinâmico e número de compradores que visitaram um produto específico) podem dar um aumento de vendas significativo, antes que a Black Friday chegue.
Então, faça das compras via tablet, uma prioridade, para uma temporada de férias mais proveitosa. E se é tarde demais para você nesta temporada, agora é a hora de começar a prestar atenção na importância dos usuários móveis do seu site.

POR LUCAS STARBUCK

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