5 erros comuns a se evitar no m-commerce

em fev 24, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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mobile confusing

#1 Landing Pages e homes muito complicadas

Vocês provavelmente sabem que quando lidamos com mobile, temos uma tela reduzida, com uma quantidade de informação equivalente à que vai ser mostrada nos computadores. Com isso em mente precisamos facilitar ao máximo a navegação e a objetividade de nossas páginas: retire conteúdos extras, como carrosséis, banners, vídeos, e imagens desnecessárias; além de deixar o conteúdo mais prático de navegar, o tempo de carregamento diminuirá bruscamente, e com esse 3g brasileiro esse é o ponto principal para termos uma navegação razoável em nossos smartphones.

#2 Complicar o checkout

Digitar numa tela de 4″ é chato. Agora escrever seus dados pessoais, mais seu endereço, mais seu cartão de crédito é insuportável. Pensando na experiência do usuário, quando se tratando de mobile, é VITAL que a quantidade de informações necessárias para a compra seja minimizada. Em uma pesquisa feita pela marketwatch tivemos um número absurdo de 66% de entrevistados abandonando o checkout devido a complicações e usabilidade comprometida.

Para que vejamos nossas conversões subirem devemos acabar com essas barreiras e burocracias, no mobile principalmente, exija somente as informações básicas e completamente necessárias, como endereço, e cartão; ofereça meios de pagamento mais práticos, como paypal e pagseguro; permita que usuários já cadastrados entrem facilmente em suas contas.

#3 QR codes, QR codes everywhere

Gente, QR é bacana, super inovador e tal mas vamos pensar um pouco na experiência de utilizá-lo:
1- Você vê um QR Code
2- Você se interessa pelo conteúdo e pensa: vou ver o que tem nesse QR
3- Você tira seu telefone do bolso
4- Você procura seu scanner de QR (isso se você já tiver 1 instalado né)
5- Você tenta focar o QR (na primeira nunca vai, obivamente)
6- Você consegue focar o QR
7- Você é direcionado para o site.

Bom, foram 7 passos que no mais rápido dos mundos demoraria 50, 60s, mais ou menos. Convenhamos que simplesmente colocar o site lá é mais fácil para todo mundo, se o cliente se interessar, ele simplesmente entra no seu site; provavelmente ele já está com o browser do celular aberto e escrever meia dúzia de letras é mais rápido do que ir até o market, baixar um scanner, instalá-lo, abrí-lo e focá-lo na câmera.

#4 Ignorar mobile em campanhas de email marketing

Em Janeiro de 2014 tivemos uma taxa de 51% de emails abertos por aparelhos móveis (Litmus), ou seja, é fato que mais da metade das pessoas para quem você envia seu email não estão conseguindo visualizá-lo por estar navegando pelo celular; isso significa que todos seus esforços de comunicação estão valendo pela metade.

Pegue sua ferramenta de email marketing e vai lá dar uma olhada nos CTR via mobile e via desktop e cheque por abismos. Caso haja algum é hora de agir: procure por soluções que são otimizadas para esses aparelhos, que tenha plataforma específica para mobile ou que tenham uma ferramenta auto-responsiva, essas coisas. Mais uma vez, aqui precisamos rever o conteúdo, como todo mundo sabe a internet móvel brasileira é lamentável, então caso você se utilize de muitas imagens ou somente de imagens, está na hora de rever também o conteúdo do seu disparo.

#5 “Unable to play/download on your device”

Quantas vezes já vimos esse maldito erro? É inacreditável a frequencia que isso aparece na tela do meu telefone. Parece besteira, mas nem sempre o seu conteúdo (vídeos, documentos, imagens) vai funcionar em iOS, Android, Windows mobile, OSX, Windows, Chrome, Firefox, etc. Hoje temos muitos modos de visualizar e chegar a um mesmo conteúdo, e é responsabilidade sua fazer com que em todos, ou pelo menos no maior número possível, de aparelhos todo seu conteúdo funcione “flawless”.

O exemplo mais comum e que até hoje não me desce é a utilização de Flash, que todo mundo sabe que tem problemas de compatibilidade com os sistemas operacionais da Apple. Até o Google disse que o maior erro de todos é possuir conteúdo inacessível em seu site mobile.

A cultura de sites mobile está se desenvolvendo ainda, temos muitos adeptos mas também temos muitos problemas; mas a realidade é que esse é um segmento que para o e-commerce tem o maior potencial possível no atual momento de mercado. Então trate de levá-lo a sério e com carinho, que ele vai te trazer grandes benefícios sem dúvida.

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