A crise econômica afetará o Black Friday?

em out 21, 2015:por

Alfredo Soares

Alfredo Soares, iniciou sua carreia como empreendedor em 2005 quando, ainda recém-formado em publicidade e propaganda, fundou a agência de comunicação e eventos Conceitual360. Em seguida, fundou o Marketing Shop, um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas. Em 2014, com o crescimento do comércio eletrônico e conhecendo a dificuldade dos lojistas para administrar e promover suas lojas, deu origem à Xtech Commerce.
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Como todos já sabem, em novembro acontece a Black Friday, considerada a grande data do varejo. O objetivo dela é simples: uma sexta-feira para o lojista fazer giro de caixa e rodar seus estoques. Aos clientes, preços baixos e boas oportunidades de compras. A ansiedade de ambos os lados não é para menos pois, segundo a E-bit, empresa especializada em estudos sobre o comércio eletrônico, em 2014 a data resultou em um faturamento acima dos R$ 1,4 bilhão, o que representou um crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

Um dos grandes problemas do lado dos lojistas nesse período é enfrentar a grande desconfiança dos consumidores, já que muitas pessoas não acreditam na data por acharem que há um aumento nos preços de produtos antes dos descontos, deixando assim todos os artigos com os valores normais. Porém, dessa vez, o fantasma que assusta os preparativos é outro, e se chama “crise econômica”.

E o que esperar para 2015, um ano marcado pela tensão política, aumento do desemprego e o dólar cada dia mais caro? Sinceramente, minha visão é extremamente positiva para os lojistas, vamos continuar seguindo o crescimento dos últimos tempos em uma data que, ano após ano, vem ganhando força e se tornando um sucesso, quebrando recordes e movimentando bilhões.

Então, querido amigo empreendedor, prepare seu negócio para a data. A expectativa é de que esse ano o Black Friday seja, mais uma vez, o grande pico de vendas do varejo nacional. Trabalhe em ações antes, durante e depois para potencializar ao máximo esse período. O consumidor estará atrás de algo que você precisa ter: oportunidade, que na minha visão é um comparativo entre necessidade, desejo, preço e viabilidade de um produto ou serviço que lhe interesse.

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