A relevância das suas campanhas de e-mail

em jun 19, 2013:por

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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Você já parou para analisar se as mensagens de suas campanhas de e-mail são realmente relevantes para o seu consumidor? É de fundamental importância para o futuro do seu e-commerce que você saiba responder essa pergunta.

Repare nas atividades do seu dia a dia e tente ver quais têm mais importância para você.  Muito provavelmente perceberá que aquilo que tem mais relevância é feito com mais prazer e você gasta mais tempo para executar. Para ilustrar isso sugiro que você vá até uma grande livraria e observe o comportamento das outras pessoas que estarão lá. Veja como elas vão atrás daquilo que é mais importante para elas naquele momento.

Essa simples atitude pode gerar insights para você responder a pergunta que abre esse artigo. Você já deve ter ouvido o termo “economia da atenção”, não!? Resumidamente essa teoria diz que o rápido crescimento do volume de informação com que lidamos diariamente acarreta a escassez da nossa atenção. Com isso, as pessoas passam cada vez mais rapidamente pelas sua fontes de informação, caixas de e-mail, entre outras atividades do dia a dia.

Quem vive em um grande centro urbano sabe o quanto o tempo é algo cada vez mais escasso. É muito frequente, ao sair do expediente, ainda restar uma lista de atividades a serem feitas, tanto profissionais quanto pessoais. É justamente nesse cenário de tempo limitado que você terá que brigar pela atenção de seu consumidor.

Quando o consumidor opta por receber as mensagens de seu e-commerce, através de uma ação opt-in, isso deve ser muito valorizado. Representa que ele tem interesse ou afinidade com algo que você oferece. Isso é um dos sinais mais claros que você está no caminho certo, tem algo bacana e que interessa às pessoas. Mas não ache que isso seja um sinal verde para você lotar a caixa de entrada desse consumidor.

Para fazer as suas mensagens terem mais valor pergunte ao cliente o que ele acha de suas campanhas. Uma forma simples e eficiente de fazer isso é inserir no final do e-mail uma pergunta, que ficará a seu critério definir qual será. Mas pense sempre em algo relacionado ao conteúdo do e-mail que o cliente acaba de receber. O Google faz isso para melhorar o conteúdo do suporte de seus serviços. Como sugestão pense em perguntar no seu próximo e-mail: esse e-mail teve relevância para você?

Pergunta que o Google faz para verificar a relevância de conteúdo

Pergunta que o Google faz para verificar a relevância de conteúdo

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