A taxa de abertura de e-mails está baixa? Confira algumas dicas para criar “assuntos” mais chamativos

em nov 13, 2013:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
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Uma campanha de e-mail marketing bem sucedida é aquela que entrega o conteúdo relevante para a pessoa certa, no momento certo. A criação da peça deve ser chamativa, com um layout bonito, e contendo todas as informações necessárias para que o cliente tenha interesse em clicar, e ir para o site. No entanto, existe um passo anterior a esse que muitas empresas, lojas virtuais e marcas não se atentam de forma tão profunda, o assunto dos e-mails marketing.

Todos os dias são enviados dezenas de campanhas de e-mail marketing para o mesmo indivíduo, e o assunto dessas mensagens são o que fará que ele tenha, ou não, interesse em abrir a mensagem. Uma campanha bem planejada, com um layout e html bem estruturado, uma base segmentada corretamente, tudo isso pode ser arruinado pela falta de um assunto atraente.

Para ajudar a aumentar a taxa de abertura de suas campanhas, segue abaixo algumas dicas de como elaborar um assunto mais chamativo:

Personalize o que for possível

Analise todos os dados que você possui sobre seu cliente e veja o que pode ser utilizado para personalizar a mensagem e o assunto.

Nome, cidade onde mora, número que calça/veste, time do coração, marca preferida, etc…são infinitas as possibilidades que podem ser trabalhadas para tornar o assunto algo mais personalizado e aumentar o grau de interesse dos clientes/prospects.

Alguns exemplos:

1. Nome

1

2. Sobrenome

2

3. Número do Pedido

3

4. Seja direto na mensagem

Existem diferentes tipos de mensagens que são enviadas via e-mail. Podem ser informativos, promocionais, relacionamento, entre outros.

5. Construa uma sequência

Quando possível, crie uma sequência para chamar a atenção dos seus contatos. Numa campanha de Bem Vindo com diversas mensagens, por exemplo, numere no assunto qual mensagem está sendo enviada. Isso costuma trazer um aumento de abertura durante o programa de e-mails.

6. Teste, teste e teste.

Assim como em qualquer outra mídia online o e-mail marketing deve ser testado sempre. O assunto, horário de envio, conteúdo do e-mail, entre outros, são ponto essenciais para os testes.

Realize um teste com promoções x conteúdo, frete grátis x desconto, linguagem mais genérica x linguagem mais varejo…enfim, teste tudo que puder trazer algum novo conhecimento e que possa ser utilizado para melhorar as campanhas futuras.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e acompanhar a performance.

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