em abr 14, 2014:por
Quando pronunciamos a palavra e-commerce, o termo usabilidade é o primeiro a estrelar nossa pauta, e os testes que essa palavra traz anexados são extremamente benéficos para qualquer loja.
A seguir apresento alguns pontos que certamente deixarão seu processo de checkout mais eficiente.
Aposto que você adora surpresas né? Então vamos surpreender no checkout? Escrito assim parece até uma piada, mas o que mais vemos em nossos sites do dia a dia são botões escritos: “prosseguir”, “próxima página”, “próximo” e uma seta acompanhando o texto.
Porque não colocar simplesmente o que é o próximo passo? ou para onde vamos ao prosseguir? A seta, por si só, já tem a capacidade de informar ao cliente que ali é o lugar para clicar para prosseguir, não tem necessidade de se construir um botão hiperbólico, é a mesma coisa que dizer: vou subir ali em cima, ou vou entrar lá dentro.
Nesse caso, fica claro que o prosseguir é o call-to-action, e que é ali que devemos clicar, mas não sabemos para onde estamos indo! Simplesmente por colocar o próximo passo, conseguimos distinguir exatamente o que fazer agora e o que esperar do próximo passo
Ao trocar prosseguir por pagamento, fica muito mais fluído o processo, eu já sei que ao clicar ali, enquanto carrega a página eu já posso ir pegando meu cartão, o próximo passo está explícito.
Quando estamos lidando com compra, com o gasto de nosso tão suado salário, não queremos saber de surpresa, queremos saber exatamente o que nos espera, e para onde estamos indo.
Quando seu consumidor está fazendo o checkout a única coisa que ele não precisa é se confundir, todos sabemos que quando estamos no computador dificilmente nos focamos em uma coisa somente, sempre temos uma aba a mais aberta, seja para ver nossas curtidas, ou para lermos alguma notícia, a questão é que quanto menor a quantidade de informação na tela mais provável do checkout se completar.
Isso quer dizer que não faz o muito sentido colocarmos ao lado da página de cadastro, por exemplo, um banner promocional, ou uma fotografia. Mantenha-se ao básico, têm pessoas que são contra até a amostragem do sumário de compra, mas isso abre portas para outras argumentações. O fato é: se for pra colocar alguma coisa, coloque o resumo do pedido, sem enfeites, e call-to-action somente para o próximo passo do checkout!
Ontem mesmo me deparei com a loja da Mash, que por sinal está muito bacana, recomendo! Na onda do WebFashion Day peguei uns descontos atraentes, e quando cheguei na hora de comprar: Boom! O Checkout deles é incrível, assim que saio do carrinho, para a parte dos formulários (bleh), surpresa: todas as etapas na minha tela, nem precisei girar o scroll.
Você deve estar pensando: ué a maioria das lojas são assim, todas etapas expostas e para cada uma página. Sim, isso é um fato, existe um motivo por trás da ideia de se dividir em etapas o processo de compra, mas no caso da Mash, ao você ir para a próxima etapa, simplesmente o box se expande ali na frente, e não precisa carregar outra página. O checkout em página única além de intuitivo está todo lá, explícito, é a honestidade em forma de e-commerce.
Sim, as “guidelines” (se é que podemos usar essa palavra no e-commerce) de usabilidade dizem que o processo de maior conversão é o mais suave e fluído possível, e isso é incontestável, o SmartCheckout da VTEX comprova isso com números, mas algumas vezes e em alguns casos específicos uma “lombadinha” pode cair bem. A Dell US fez um experimento que aumentou suas vendas em quase 5%, simplesmente por adicionar um “Are you sure?” na hora de remover o produto do carrinho.
No caso da Dell, isso deu certo principalmente porque computadores são produtos de alta comparação, as pessoas tendem a pesquisar muito qual máquina comprar, e onde comprá-la, então a utilização da ferramenta “are you sure” conseguiu trabalhar com esse comportamento de dúvida inerente aos seres humanos, e no “pensando melhor…” levaram 5% a mais de Dell’s para as ruas.
Em suma, existem alguns erros bem amadores, como no caso da página de checkout que não sai da loja, e casos que não são graves, mas talvez com alguns testes a/b poderiam gerar alguns resultados surpreendentes, como no caso do botão de Continuar. Contudo, o que realmente importa no e-commerce, é o fato de que nunca podemos parar de testar, o mercado está em desenvolvimento intenso e somos nós que vamos traçar o futuro do comércio virtual.
O segredo para a criação de uma experiência mobile amigável CONTINUAR LENDO…
Com o crescimento do catálogo de produtos do varejista, a CONTINUAR LENDO…
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