Além da moeda: bitcoin tem potencial de transformação social

em jul 18, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views5
bitcoing-uganda

Remessas internacionais a um custo quase zero. Este é o cenário no qual o Bitcoin, a moeda digital que transacionou 11,5 bilhões de dólares em todo o mundo só em 2013, se insere modificando diariamente o modo como as transações financeiras online são feitas.

O estudante ugandense Nsubugar Ronald é prova real dessa mudança. Ele recebe ajuda financeira em bitcoins da irmã, Ronah, que mora nos EUA, e consegue uma troca praticamente equiparada em seu país. Para o mesmo objetivo, a Western Union, uma tradicional operadora de remessas, cobra de 10% a 20% sobre o valor movimentado em suas transações.

Ronald deixou de receber dinheiro através de formas tradicionais como esta e pode agora manter seus estudos em Contabilidade e Finanças na Uganda. A história de Nsubugar Ronald é contada neste vídeo.

De acordo com o Relatório do Desenvolvimento Humano da ONU, divulgado em 2013, a Uganda possuía até 2012 um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo (0,456) – o índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total) e considera critérios indicadores de educação, longevidade e renda. Já o relatório Development Research Group apurou que até 2012 a Uganda estava na lista dos países cuja população sobrevive com menos de US$ 1,25 por dia.

Em uma realidade como esta o bitcoin tem um alto valor e um expressivo potencial de transformação social. “Muito mais que uma moeda digital, considerado um protocolo, o bitcoin tem o potencial de realizar transferências a um custo muito mais baixo que as operações já conhecidas.

No caso de remessas a países de baixa renda isso se converte em maior qualidade de vida para as pessoas”, avalia Flavio Pripas, CEO da exchange Bitinvest. Além disso, a questão do tempo é crucial: enquanto as transações tradicionais demoram dias para acontecer, com o bitcoin tudo é uma questão de horas.

Pripas participou recentemente do Bitcoin Conference 2014, grande evento da comunidade entusiasta do bitcoin, realizado em Amsterdã. O CEO da Bitinvest trouxe as principais tendências para a moeda digital no curto prazo. “Neste encontro foi destacado o potencial de disseminação e maior solidez do bitcoin. Nós, da Bitinvest, acreditamos neste potencial e sabemos que ela (a moeda) pode colaborar muito com o desenvolvimento de comunidades locais”, afirma Pripas.

O Bitcoin Conference 2014 reuniu mais de mil pessoas somente em sua abertura e serviu para dimensionar e tornar tangível a transformação proporcionada pelo advento da economia bitcoin nas operações financeiras online mais cotidianas, tornando-as mais em conta e acessíveis a todos.

Por BitInvest

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25