Análise detalhada do frete no e-commerce ajuda a detectar gargalos nas conversões

em out 21, 2014:por

Leandro Baptista

COO do Axado, empresa catarinense de tecnologia com foco em logística de transportes, e formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.
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É cada vez mais comum a disponibilidade de ferramentas que auxiliem o gestor de um e-commerce nas tomadas de decisões do dia-a-dia. A análise de dados do comportamento de um visitante na loja virtual é cada vez mais crucial para o aumento de conversões e, certamente, separa as lojas medianas (não competitivas) das que se destacam em um mercado que só cresce ano após ano – no primeiro semestre de 2014 o comércio eletrônico brasileiro cresceu 26% e faturou R$ 16 bilhões, segundo E-bit.

Dentre as soluções mais comuns, muitas obtêm informações como o número de fluxo de visitantes, páginas/produtos mais clicados, abandono de carrinho, mapas de calor de visualização, contudo há poucas ferramentas que digam mais sobre o comportamento dos clientes de e-commerce após o cálculo do frete – fato que é importante, uma vez que este é responsável pela maioria dos abandonos de carrinho no e-commerce.

Para que os gestores das lojas virtuais consigam entender as influências do comportamento do visitante após o cálculo do frete, elencamos três dados que podem ser coletados e analisados e que fazem toda a diferença na tomada de decisão:

1) Cidades com maior demanda de cotações

Você sabe quais são as localidades com maior demanda de cotações de frete em seu e-commerce? Esse dado pode falar muito sobre onde está concentrado o seu público. Conhecer esse dado implica em algumas ações como, por exemplo, verificar quais transportadoras atendem as regiões de maior apelo ou quais as localidades mais carentes de promoções de frete (descontos em frete ou frete grátis).

2) Taxa média de abandono após o cálculo do frete

No Brasil, a taxa média de desistência antes da conclusão do pedido é, em média, de 68%, conforme apontado pelo Ebit em 2013. Entender se o visitante da sua loja virtual abandona a compra por causa do preço da entrega ou até mesmo do prazo, pode fazer você enxergar um gargalo que represa as vendas para determinadas regiões e, consequentemente, aumentar o número de conversões na sua loja.

3) Impacto das campanhas de fretes

Ações de frete, como oferecer frete grátis, já fazem parte da cultura do e-commerce brasileiro e é inegável que os consumidores são atraídos por esse método de venda, no entanto são poucas as lojas virtuais que medem os resultados das campanhas criadas de forma detalhada e efetiva. É muito importante saber o quanto a promoção de frete impactou no movimento da loja, tanto no aumento das vendas quanto no lucro obtido. Vale ainda ressaltar que nem sempre há um resultado positivo nessas ações, portanto fique atento (já tratamos sobre esse assunto em um post anterior. Veja aqui).

Com essas informações em mãos, é mais fácil e prático entender de que maneira se deve agir para minimizar os riscos quanto à má condução das políticas de frete na loja. Busque ter acesso às informações que levem ao comportamento dos visitantes da sua loja e analise de forma crítica o impacto do preço e prazo da entrega nas suas vendas.

Sabemos que nem todas as plataformas de e-commerce possuem relatórios de gestão que levantem de forma automática esses dados para o lojista. Para isso, recomendamos que entre em contato com um Gateway de Fretes, e busque entender melhor como o BI (inteligência) de frete pode fazer sua loja virtual vender mais e melhor.

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