Atenção ao estoque de sua loja virtual | Next Ecommerce

Atenção ao estoque de sua loja virtual

em abr 01, 2013:por

estoque

Os gestores de e-commerce sabem, o estoque causa um impacto alto nas vendas.

Quando é feito um planejamento para e-commerce, o modo como será o estoque é um dos principais motivos de discussão, pois a escolha errada pode significar confusão na operação logística, resultando em insucesso. Se tratando de e-commerce, normalmente a discussão é se o estoque vai ser próprio ou se vai ser armazenado em terceiros, (clique aqui para ver um comparativo detalhado de estoque próprio x estoque terceiros).

Porém, há três pontos que devem ter forte atenção, independente do modelo de estoque escolhido.

Uma coisa é certa, quanto mais estoque e variedades de produtos, maior a chance de sucesso (claro que atrelado a outros fatores, como layout, usabilidade, etc.).

Loja virtual com falhas no estoque pode gerar vários problemas, prejudicando os resultados. Por isso, deve-se estar sempre atento ao estoque.

Há vários problemas que podem ser encontrados, porém os mais críticos são os que permitem a venda de um produto no site que não está disponível para despacho. Para evitar este tipo de desagrado, é imprescindível uma boa gestão de estoque, para isso é necessário analisar frequentemente o saldo de estoque nos diferentes sistemas (plataforma, ERP, WMS), e analisar se a integração entre os sistemas esta ocorrendo como esperado, pois a quantidade de estoque em um ou em outro tem que ser idênticas. É importante estar atento a integração, e saber manusear os programas para que não “permita” existir diferenças entre eles.

Outro fator importante é a realização de inventários. É a partir deles que se sabe exatamente o que pode estar disponível. Não é raro acontecer perdas logísticas, e por isso é preciso ficar atento a quantidade real de estoque.

Há também casos em que você tem o estoque, porém o produto não esta disponível para venda na loja virtual, isso acarretará em maiores custos e irá prejudicar as vendas. Isto ocorre normalmente quando o cadastro do produto é feito errado, um fluxo bem feito irá ajudar a solucionar este e outros problemas relacionados ao estoque.

É preciso saber gerenciar os estoques disponíveis, não deixando produtos com grade furada, e quando necessário, realizar promoções para desovar esses produtos e os que já estão há tempo no estoque.

O estoque deve ser monitorado frequentemente, pois você só pode vender se tem o que vender, de nada adianta você ter um site com um bom layout, funcionando corretamente, se não tem produtos para vender, ou pior, se os que estão no site não estão de fato no estoque. A venda sem estoque é um problema grave que gera decepção nos clientes e pode prejudicar muito o sucesso de sua loja virtual.

Para uma boa gestão de estoque, é imprescindível que se tenha o suporte de quem já tem experiência no assunto, como uma consultoria especializada em comércio eletrônico.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

One Comentários

  1. SaSandrondro disse:

    Me parece fundamental para uma loja virtual esta precisão de estoque.

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25