Aumentando a taxa de conversão com emoção!

em jun 20, 2013:por

Felipe Coelho

Co-Founder da Über Digital e Designer pela ESPM. É responsável pelo planejamento de marketing dos clientes e gestão de projetos para e-commerce.
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Aumentar a taxa de conversão é um trabalho diário para os profissionais de e-commerce. Existem diversas práticas, testes, estudos que indicam como melhorar esse indicador, porém muitos esquecem de alguns pontos simples, mas que fazem a diferença.

A briga pelo bom posicionamento na página inicial dos buscadores está cada vez mais acirrada, com milhares de resultados, está cada vez mais difícil se posicionar bem, portanto quando o usuário consegue entrar na sua página, você não pode perde-lo de maneira nenhuma.

É fundamental que seu site tenha um ambiente agradável de navegação, disponibilizar de forma clara o que ele está procurando. O tempo médio de navegação em sites de venda é de aproximadamente 2 a 3 minutos, portanto você precisa fazer a venda em poucos segundos.

Vou listar abaixo alguns pontos que você precisa validar na sua loja para gerar mais vendas:

1) Transmita emoção

Muitas pessoas compram por impulso e normalmente não esperavam fazer a compra. Estudos revelam que 95% de todas as decisões de compra são por impulsos emocionais.

Isso se aplica especialmente para clientes do sexo feminino, mulheres gastam mais tempo navegando e raramente têm um alvo específico quando vão às compras.

O segredo é: Transmita as informações com emoção de forma clara e objetiva.

2) Torne a venda fácil e segura

O momento de finalização de compra deve ser breve e objetivo, o usuário não pode pensar duas vezes e precisa ter em mente que será rápido e seguro.

No check-out economize de forma inteligente nos textos e deixe claro que é um ambiente seguro.

3) Conheça seu cliente

Conhecer o perfil do seu cliente é fundamental, pois a partir dai você atuará com a comunicação.

Invista em pesquisas de público alvo para entender realmente o que seu cliente está buscando e como deseja visualizar, é necessário ser humilde e transparente para ter um feedback sincero.

4) Mudança

O comércio eletrônico é muito dinâmico, hoje o comportamento do usuário pode ser de um jeito e amanhã de outro. Realize constantemente teste a/b, mostre pra usuário que você está atualizado!

Não existe receita para aumentar a conversão, mas por experiência em nossos clientes, existem boas práticas de usabilidade e design que você deve experimentar.

Até a próxima!

 

 

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