9 Dicas para aumentar o Carrinho de Compra | Next Ecommerce

9 Dicas para aumentar o Carrinho de Compra

em mai 09, 2014:por

Luis Paulo Greco

Trabalha na eNext como analista de negócios. Formado em Administração de Empresas pela FECAP. Atua com consultoria empresarial há alguns anos.
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Enquanto a maioria dos varejistas se empenham na aquisição de novos consumidores e celebram enquanto os novos pedidos chegam, muitas vezes eles esquecem de uma grande potência que fica ofuscada pela geração de pedidos: Valor Médio de Transação (Average Transaction Value – ATV). O ATV pode não ser um KPI prioritário para muitos varejistas, mas é uma grande oportunidade para impactar significativamente as metas de faturamento e maximizar o valor do seu negócio, e nada melhor do que trabalhar o tamanho do carrinho para tal.

Mas aumentar o ATV não é algo tão simples. Incentivar os consumidores à realizarem pedidos de maior volume e valor requer do varejista o esforço em fazer conexões mais transparentes pessoais com os consumidores. Aqui seguem 9 rápidas dicas que ajudarão no aumento do carrinho de compra, bem como auxiliam na construção da confiança do consumidor.

1.  Feed de Atividade

Boca-a-Boca ainda é a mais confiável e efetiva forma de marketing. Aumente o ATV apresentando um feed em tempo real de ações positivas de clientes: Favoritar um produto, deixar uma avaliação ou realizar uma compra. Para impulsionar produtos, gere fluxo de comentários no seu site e aumente a exposição deles.

2. Campanhas Baseadas em Eventos Específicos

Acione automaticamente ações de marketing baseadas em eventos específicos dos consumidores nos momentos mais influentes do processo da tomada de decisão. Por exemplo: Se um consumidor remove um item do carrinho durante o processo de compra, mande um e-mail com um código de desconto, ou mande uma mensagem sobre um produto que ele visualizou recentemente em seu site na próxima vez que ele entrar no perfil da sua loja no Facebook.

3. Mobile Commerce

O melhor canal para influenciar as decisões de compra em tempo real certamente é o mobile, e o M-Commerce continua crescendo em um ritmo promissor. Segundo o Google, 81% das compras via Mobile são feitas por impulso, o que torna o meio perfeito para sugerir complementos relevantes para compras baseadas em suas necessidades e localização em tempo real.

4. Diálogos em duas mãos.

Dê aos usuários uma maneira rápida e direta de fazer perguntas sobre os itens que estão pensando.

Se possível incorpore um chat em tempo real em seu site, no seu carrinho ou implante o monitoramento constante dos comentários de seus usuários. Desenvolver relacionamentos pessoais com os clientes faz com que os consumidores sintam-se mais confortáveis ​​em suas decisões de compra.

5. Classificações e Comentários

As taxas de conversão se mostram 105% para consumidores que interagem com classificações e comentários (Marketing de Prestígio), uma vez que os consumidores dizem confiar 12x mais em avaliações de outros consumidores do que avaliações de fabricantes. Divulgue o feedback dos consumidores nas páginas dos produtos para aumentar confiança e provar que adicionar estes itens no carrinho de compras vale pena.

6. Cupons Personalizados

É necessário gastar para ganhar. E nada incentiva mais os consumidores a adicionarem mais itens em seu carrinho de compra do que descontos exclusivos, especialmente se esse desconto traz economia pra algo que ele realmente quer comprar. Customize cupons baseados no comportamento on-site e em mídias sociais, e os consumidores facilmente clicarão em “Adicionar ao Carrinho”.

7. Recomendação Personalizada de Produtos

Segundo dados disponibilizados pelo GetElastic!, 59% dos consumidores acreditam que é mais fácil encontrar produtos interessantes em lojas que personalizam a experiência de compra, comportamento esse, que os torna mais propensos a comprarem em maior volume e velocidade. Apresente produtos personalizados quando os consumidores entrarem em seu site e também recomendações adicionais de produtos baseados no atual carrinho de compras do consumidores.

8. Comunicação Transparente

Um grande inibidor de compra para o consumidor é a falta de confiança na loja e com o uso da privacidade dele. Segundo a GetElastic! 77% dos consumidores digitais teriam mais confiança nas lojas se elas explicassem claramente como elas usam as informações pessoais dos usuários. Além disso, os consumidores afirmam que o maior causador para abandono de carrinho são as cobranças escondidas. Gere confiança nos seus consumidores apresentando transparência em todas as etapas do processo de compras, sempre sendo claro em relação à taxas de entrega e uso de informação.

9. Programas de Fidelidade

Valorize seu cliente. Crie recorrência por meio de programas que recompensam os consumidores por comprarem e interagirem com sua marca. Essa estratégia aumenta ATV ao longo do tempo e gera uma operação mais saudável.

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