Carrinhos abandonados: como salvá-los? | Next Ecommerce

Carrinhos abandonados: como salvá-los?

em abr 29, 2014:por

Caio Camis

Cursando Administração de Empresas na PUC-SP, trabalhou 3 anos na área comercial e atendimento no Mercado Financeiro, e hoje é colaborador na Uber Digital.
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Carrinho Abandonado

Muitas lojas hoje em dia concentram mais seus esforços em melhorar seu layout, criar novos banners, promoções e até mesmo alterações e atualizações em seus carrinhos em busca de conduzir os clientes à conclusão da compra.

Pesquisas apontam que é comum ter taxas de até 50% de abandono de carrinho, e na maioria das vezes o abandono não se dá pelo fato do botão de compra não estar visível, ou chamando a atenção o suficiente, e sim por diversos outros motivos como distração do cliente, dúvida da compra, falta de dados necessários, como número de cartão, CEP e endereços (nos casos da primeiras compras no site), as vezes até mesmo o caso de clientes acharem que a compra foi efetivada, quando ainda não foi concluída.

Para tentar amenizar a diminuição da conversão nestes casos, o e-mail de recuperação de carrinho ainda é a melhor forma de reverter isso, melhor até mesmo do que o e-mail marketing, pois além de relembrar o cliente que ele deixou compra ali parada, ou até mesmo mostrar que não foi concluída, o custo para isso é relativamente baixo.

Muitas empresas não lidam ainda com carrinhos abandonados, porém estudos apontam que aproximadamente 55% das vendas são recuperadas ainda nas primeiras horas após o disparo do e-mail de recuperação, 10% nas 48 horas seguintes, e se houver planejamento para tentativa de recuperação nos 7 dias seguintes, esta taxa pode chegar até aproximadamente 80%.

Uma das abordagens indicadas por especialistas, é o de 3 disparos, um imediato, um depois de 24 horas e um depois de 7 dias. A forma e criatividade de cada e-mail não precisam ser necessariamente iguais, (o primeiro e-mail pode ser só uma lembrança, as mensagens seguintes podem ser mais atrativas).

É indicado também separar os destinatários que não abriram o primeiro e-mail, aqueles que abriram e não clicaram e os que abriram e clicaram, assim você pode abordá-los da melhor forma possível.

Você até pode trabalhar com mais de 3 mensagens dependendo do que conseguir identificar após as primeiras tentativas de recuperação do carrinho com utilizando essa estratégia.

Com tudo isso citado acima, podemos perceber que muitas vezes a busca pelo aumento da taxa de conversão pode ser resolvida de uma maneira mais rápida, fácil, barata e eficaz do que ficarmos dias analisando e mudando nossas lojas com o intuito de agradar os clientes.

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