Como a fidelização de clientes pode aumentar a sua taxa de conversão?

em out 23, 2013:por

Iago Rodrigues

Estudante de Design Digital, possui dois anos de experiência como Web Designer. Atualmente, atua com designer na área de Interface Web, na eNext Marketing Services.
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A taxa de conversão de uma loja está total e diretamente relacionada com o atendimento oferecido e a experiência de compra que a mesma proporciona aos seus clientes.

Muitos lojistas quebram suas cabeças tentado cada vez mais tornar cada tela do seu e-commerce o mais ‘vendável’ possível (e sim, isto o ajudará, e muito!). Porém, guardando as devidas proporções, podemos fazer o comparativo de que não adianta o livro ter uma bela capa e seu conteúdo interno não ser inteligível e muito menos transmitir a mensagem necessária, ou seja, eles se esquecem que uma venda não termina na tela do produto, mas sim passa por diversas telas para a confirmação de cadastro, compra, pagamento, e enfim, entrega do produto ao cliente.

É extremamente importante que seja investido algum tempo para aprimorar cada tela interna, atendendo as boas práticas de usabilidade para garantir taxas de conversão elevadas, mas também não se pode deixar de lado a importância das etapas posteriores ao fechamento do pedido.

Pare um pouco e se questione, “Qual experiência tenho proporcionado desde a entrada na minha loja, como tenho tratado meu cliente no pós-venda até a entrega da mercadoria”. Somente com um bom atendimento e ótimas regras de usabilidade você irá oferecer uma experiência de compra única e inesquecível aumentando a conversão do lead.

Após uma compra, a primeira coisa que o cliente quer saber é se o pagamento foi aprovado e quais as próximas etapas até a entrega da mercadoria, por isso, agilize ao máximo o processo de aprovação da compra e deixe claro a ele cada etapa do processo de venda. Escolha bem seus parceiros para que a entrega dos produtos ocorram dentro do prazo previsto. Também preste atenção para que as embalagens não tenha violações, amassados ou molhados.

Pense em embalagens bonitas e funcionais e surpreenda seus clientes com pequenos agrados, como por exemplo, uma amostra grátis de algum outro produto de sua loja, um cartão de agradecimento com um cupom de desconto para uma nova compra. Assim, você agrada seu cliente e faz com que ele tenha uma ótima experiência e retorne a sua loja.

E lembre-se, uma boa recomendação de um cliente faz com que qualquer pessoa se sinta mais confiante em comprar em sua loja, indicando-a para outras pessoas. Isso reduz a taxa de abandono e, consequentemente,  aumenta a conversão da loja.

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