Marcas e consumidores – um relacionamento sério

em fev 13, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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Agora é o momento certo para refletir sobre o relacinoamento com seus clientes. Isso mesmo, você está num relacionamento sério com todos eles. Com o crescimento dos conteúdos nas redes rociais, o relacionamento entre consumidor e marca está estreita, 79% dos consumidores afirmam que seus relacionamento com as marcas estão bem mais pessoais. Além disso, 68% concorda que comprar hoje é menos relevante marca/produto e mais sobre o que estão precisando e sentindo – Media Post -.

Infelizmente, muito profissionais de marketing não percebem isso até que seja tarde demais, não se preocupem, aqui estão quatro dicas para traçar uma estratégia que faça seus clientes se apaixonarem por você!

Ganhe sua confiança.

É certo que a confiança é a espinha dorsal de qualquer relação e com seus clientes não pode ser diferente. Muitos consumidores são “aborrecidos e traídos” pelas empresas que roubam seus dados pessoais e revendem a terceiros. Mais da metade do mercado americano se preocupam com essas informações sendo comprometidas toda vez que se logam em algum site (1&1).

Ao permitir que consumidores se registrem utilizando-se de redes sociais, as marcas conseguem ganhar transparent, e com permissão o acesso aos dados tão ricos e detalhados presentes nas redes sociais, e dando ao cliente total controle sobre as infos que compartilha. Informe seu mercado de como seus dados estão sendo utilizados mostrando insistentemente políticas de privacidade no seu e-commerce.

Mantenha-se aberto à comunicação

Um estudo recente feito pela Edelman, descobriu que 90% dos consumidores querem que os profissionais de marketing construa suas marcas permitindo que os clientes ossam ajudar a moldar tanto os produtos quanto as marcas e até as estratégias de divulgação, surpreendentemente somente 10% afirmam que existe uma marca que faça isso eficientemente.

Prestar atenção aos feedbacks dos consumidores é a chave para o desenvolvimento em proximidade com o mercado, que resulta em relações mais significativas, mais intensas entre marca e consumidor.

Ofereça, aos consumidores, um lugar específico para compartilhar suas opiniões e experências com sua marca e outros consumidores, incorporando reviews e comentários. Isso não somente faz com que os clientes sintam-se valorizados e ouvidos te oferece um feedback incrível. Claro nunca se esqueça de monitorar suas redes sociais – 72% dos consumidores esperam que suas tweets sejam respondidas em 1 hora! – Marketing Land –

 

Demonstre que você se importa.

O amor pode sair caro, mas todos sabemos que um presentinho não dói. Estatísticas mostram que as empresas que oferecem vales e cupons se deparam com 46% de aumento no valor do ticket médio (Loyalty Leaders). Achar um jeito de mostrar aos seus clientes que você o conhece e valorizar seu mercado é crucial para gerar a re-compra.

Implante um banco de dados flexível e robusto que te oferece uma visão singular dos seus clientes entre canais e aparelhos para você traçar precisamente o comportamento de compra e não fazer investimentos com baixo retorno.

Faça eles se sentirem únicos.

Todo mundo quer se sentir especial, o modo mais eficaz de se destruir uma relação é tratar seus clientes como genéricos. 45% dos e-consumers estão mais propensos a comprar caso haja uma recomendação personalizada, e leads gerados por conteúdo direcionado produz 20% mais oportunidades de venda.

Invista em uma dashboard robusta e prática que torna sua base de dados em insights que possam ser exportados com facilidade e utiliza-os para criar campanhas e experiências relevantes e duráveis. Por exemplo, com acesso ao time do coração de alguém, uma marca de artigos esportivos pode apresentar uma série de produtos genéricos, ou não, com o escudo preferido mostrado na tela; ou enviá-los cupons e vales promocionais para produtos do clube em questão, entre outras.

 

Se conectar e conseguir manter essa relação é vital para o sucesso de qualquer negócio. As marcas precisam perceber que todas elas estão namorando com seus consumidores, e sempre inovar e otimizar em estratégias para manter esse casamento em pé. Santo antônio ficaria orgulhoso!

 

Fonte: Gygia

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