Como controlar os meus investimentos em mídia?!

em jan 30, 2014:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
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Cálculo de ROI para um ecommerce

Todos já sabem que o volume de vendas de uma loja virtual está, na maioria das vezes, extremamente ligado à força da marca e ao volume de investimentos realizados em mídia, como, links patrocinados, remarketing, Facebook ads e assim por diante. Porém, também sabemos que da mesma forma que as mídias online podem te dar uma grande visibilidade, elas podem consumir todos os seus recursos em um breve período se mal utilizadas. Por isso, independente dos canais escolhidos, é obrigatório manter um monitoramento contínuo sobre o controle dos gastos e o retorno obtido. Esse é um ponto que vemos muito aqui no nosso dia a dia com as lojas que já estão no ar, é uma luta constante pela identificação dos melhores canais a serem utilizados.

Uma forma muito útil de manter esse monitoramento é através da criação de um relatório de análise do retorno sobre o investimento, ou seja, um relatório de ROI, como é mais conhecido. Estou colocando abaixo uma estrutura que vocês podem utilizar como base:

Planilha para controle de gastos de uma loja virtual

Para que seja possível preencher os dados da planilha é imprescindível que todas as tags estejam corretamente instaladas no site, principalmente a do Google Analytics, que é uma das principais ferramentas a serem utilizadas. Com o cruzamento dos dados do Analytics com os relatórios de vendas da plataforma é possível obter todas as informações que coloquei acima. Essa mesma planilha pode ser utilizada para centralizar o controle de diversas mídias, facilitando a tomada de decisões. O próprio ROI também pode ser analisado com uma maior profundidade, conforme colocado no seguinte post, abrangendo outros custos do negócio.

A periodicidade com que os dados precisam ser atualizados depende principalmente da sua disponibilidade de pessoal para manter esse controle e para realizar a análise e propor mudanças. Porém, o ideal é se atualizar a planilha pelo menos uma vez por semana, dessa forma você pode avaliar os impactos e resultados da semana corrente e realizar eventuais alterações para a próxima semana. O mais importante é enxergar esse relatório como um processo de aprendizagem constante, levando sempre a melhorias para o negócio.

Vale lembrar que esse é apenas um modelo que vocês podem utilizar para começar a analisar os seus investimentos em mídia. Esse mesmo relatório pode conter diversos outros indicadores sobre o negócio, como os listados neste outro post. A ideia é que você vá aprimorando e ajustando essa planilha de acordo com as necessidades do dia a dia e das peculiaridades do seu negócio.

Espero que tenha ajudado!

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