Como dar Feedback positivo para sua Equipe de Design

em mai 09, 2013:por

José Fortes

Integrante da equipe de criação da Next Target como Designer Pleno. Graduado em Design com ênfase em Marketing pela ESPM.
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Cada setor da empresa recebe um feedback diferente. Quando se trata da criação de layouts, é necessário total interação com a equipe de design, pois ela será responsável pela concretização da ideia para o gráfico. Fácil? Nem um pouco.

É importante que a relação entre a pessoa que irá passar o briefing e a equipe de design seja estreita, para obter melhores resultados nas campanhas em si e também no retorno financeiro.

O texto se destina para a criação de campanhas de Email Marketing, mas não exclui nenhum outro meio de comunicação que envolva o design. E também se destina aos clientes e a equipe de atendimento/tráfego das agências.

Aqui vão algumas dicas para um bom relacionamento com o designer:

Dica #1: Forneça informações positivas também.
Dar  ao designer um feedback positivo é muito importante, pois o designer precisa saber o que você gosta no seu trabalho, o que pode e o que não pode ser utilizado.

Evite apontar somente o que está errado, ou o que deseja melhorar, ou o que não gosta. Quando se passa o briefing para a criação, não esqueça de dizer a razão pela qual você gosta de determinada linha criativa (foto, cor ou fonte).

Esse processo de feedback positivo, permite ao designer seguir por um caminho certo e abre as possibilidades para projetos futuros. Isso também ajuda a dizer o que você, cliente, gosta, e o que deseja transmitir para o seu público.

Dica #2: Providencie referências
Você deve receber incontáveis campanhas de comunicação por dia, de diversas lojas e segmentos. Sempre que ver alguma campanha interessante, encaminhe para o seu designer.

Mas não apenas encaminhe! Inclua algumas anotações, dizendo o que achou interessante, assim como na dica #1. A referencia é a base para o designer criar. Criar sem referencia é um passo para o erro, para a reprovação do layout, atraso nos prazos, enfim, vários desentendimentos desnecessários no processo.

Aproveite esse tempo e analise o que é bom nisso. Ver uma referencia é extremamente importante.

Dica #3: Compartilhe os resultados da campanha com a equipe de design
O designer não pode se limitar somente ao processo criativo. É muito pouco para uma profissão que é multidisciplinar. Portanto, apresentar os resultados das campanhas, nem que sejam em reuniões pontuais, dão ao designer outra visão sobre o trabalho. Apresente mapa de cliques, lucro, vendas, métricas que importam. Compartilhe e analisem juntos. Só assim poderá haver um debate para melhorias nas campanhas, tanto gráficas quanto estratégicas.

Dica #4: Dê o tempo necessário
O designer vive uma corrida contra o tempo constante. Não só o designer, claro. Mas o designer já tem suas obrigações diárias, e quando chega algo repentino, o cliente sempre vai exigir algo com alta qualidade em menos tempo. Sem o tempo devido, as chances se reduzem a quase zero! E se não aconteceu, no mínimo um dos passos anteriores, diria que: impossível.

O mesmo acontece quando o feedback chega no ultimo minuto. Se você quer ter certeza que a programação, os links, a arte, toda a campanha esteja alinhada e pronta para o envio, evite esse feedback tardio.

Conclusão
O propósito desse post é incentivar o envolvimento do designer em todo o processo de criação das campanhas de marketing, claro que cada um responsável por seu setor. Cada vez mas designers tem subido ao posto de CEO de empresas com capacidade para gerenciar questões administrativas e com esse olhar holístico sobre as partes do processo.

Tem algum designer ai? Compartilhe seu pensamento sobre outras maneiras que  o relacionamento, os feedbacks, os briefings possam chegar com mais eficiência e interação.

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