Como escolher uma plataforma de e-commerce?

em ago 12, 2013:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
Views113
balança simbolizando o comparativo entre as plataformas

A escolha da plataforma é um tema bem delicado durante a etapa de planejamento de um e-commerce. Já abordei alguns dos pontos que devem ser analisados nessa fase no meu último post, e agora vou trazer mais algumas dicas que podem auxiliá-los na escolha.

Uma vez identificada quais são as plataformas que oferecem os serviços que a sua loja virtual vai precisar, chegou a vez de compará-las para realizar a decisão final. Junte todas as propostas que foram recebidas e comece a coletar as principais informações. O ideal é montar uma tabela comparativa que contenha os atributos chaves para o negócio. Na primeira coluna teremos a descrição dos atributos, e nas colunas seguintes as plataformas que serão comparadas.

O próximo passo é criar uma escala de pontuação para cada um dos atributos. Essa pontuação pode variar da 1 a 10 (sendo 1 a pior e 10 a melhor), ou de 1 a 5, de acordo com o que for mais conveniente. O importante apenas é manter a mesma escala para todos os atributos. Determine quais serão os valores ou características que se encaixarão em cada uma das pontuações, por exemplo: para o atributo “mensalidade” recebe nota 1 aquela plataforma que cobrar 7% ou mais sobre a receita, enquanto aquela que cobrar apenas 2% recebe nota 10. Com essas regras definidas para cada um dos atributos fica muito mais fácil realizar a comparação e ela se tornará muito mais fundamentada.

Após definir a escala de pontuação para os atributos é necessário definir um peso para cada um deles. Esse peso também pode variar de 1 a 10 ou de 1 a 5 de acordo com a sua preferência, mas o mais importante é realmente identificar aqueles pontos que são mais críticos para o seu e-commerce. Se para você o preço é um ponto extremamente crítico, os atributos “mensalidade”e “custo de setup” devem possuir o peso máximo. Enquanto isso, outros atributos que não possuem um peso tão grande na sua escolha recebem uma pontuação mais baixa. Isso evita que você tire o foco daquilo que é realmente importante.

Com esses pontos prontos basta analisar as propostas e preencher a planilha. O cruzamento das notas com os pesos de cada um dos atributos nos dará uma nota final para todas as plataformas. Aquela plataforma que apresentar a nota final mais alta é aquela que possui o melhor conjunto de valor para o seu negócio. No final teremos uma planilha semelhante a essa:

Tabela comparativa envolvendo todos os atributos oferecidos e a sua pontuaçãoEsse é apenas um modelo de como você pode criar a sua tabela comparativa. É possível criar modelos muito mais complexos de acordo com a sua necessidade e disposição, mas a lógica irá se manter a mesma, independente da complexidade.

Espero que com essa planilha vocês consigam se embasar melhor para realizar a tão difícil escolha da plataforma para o seu negócio. O mais importante desse processo é definir bem quais os atributos que devem ser comparados e quais que possuem um maior peso na sua escolha e no sucesso do seu e-commerce. É um processo que requer tempo, planejamento e dedicação, mas que no final te dará muito mais certeza de que a sua escolha foi bem embasada e analisada.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. Fernando disse:

    Olá, Alan. Parabéns pelo artigo.
    Poderia esclarecer como você sumarizou o total?
    Valeu.

    • Alan Pascotto Alan Pascotto disse:

      Oi Fernando!
      Primeiramente, obrigado pela leitura!
      Para chegar ao valor total de uma das plataformas utilizei a seguinte fórmula:
      (Nota atributo 1 x peso atributo 1 + Nota atributo 2 x peso atributo 2 + …) / Soma do peso de todos os atributos

      Abraço e até a próxima.

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25