Como o Big Data pode transformar o seu e-commerce?

em set 26, 2014:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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“Dados é o novo petróleo”. A informação se tornou algo tão valioso no universo virtual que é capaz de tornar uma empresa um verdadeiro sucesso, simplesmente a partir do conhecimento de seu público alvo.

Diante dessa realidade, o Big Data surge como uma ótima solução para auxiliar na coleta e no armazenamento desse grande volume de dados e direcionar a operação de forma mais eficiente, objetiva e rentável. Sendo alguns dos benefícios:

• Conhecer melhor os clientes;
• Oferecer novidades com base em análise de tendências;
• Enviar recomendações personalizadas;
• Identificar o comportamento do cliente para abordá-lo no momento certo;
• Conceder a melhor experiência de compra, com a personalização do atendimento.

Nesse sentido, entre os principais dados a gerenciar estão o volume de compra, o ticket médio, a sazonalidade de produtos e os padrões de comportamento do cliente. Mas, por onde começar?

Algumas ferramentas de análise estão disponíveis gratuitamente, como o Google Analytics que registra as informações de navegação do consumidor. É válido iniciar esse armazenamento de dados, mesmo que de forma simples no começo. A questão não é que você está coletando grandes quantidades de dados, mas sim o que você fará com tais informações.

Informação é poder! Por isso, considere as vantagens do Big Data na busca de soluções para o tratamento e a análise dos dados dos consumidores. O destaque diante da concorrência será maior e mais preciso para a tomada das decisões estratégicas, aumentando as possibilidades de sucesso do seu negócio.

Boas vendas!

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