Como prever os desejos e as necessidades de seu consumidor | Next Ecommerce

Como prever os desejos e as necessidades de seu consumidor

em jun 04, 2014:por

Victor Ferrante

Victor Ferrante é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, fascinado por e-Commerce e design. Colaborador da eNext e NextEcommerce.
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Atualmente com a informação viajando na velocidade da luz, os profissionais de marketing precisam tentar se colocar um passo a frente de seus concorrentes e consumidor. Isso significa ter uma precisão a laser do comportamento e perfil de seu consumidor, para que seja possível prever suas ações e desejos antes mesmo deles perceberem essa necessidade/desejo.

Mas como que fazer para masterizar a arte da compreensão pura do consumidor? Principalmente hoje que mães-diná, e leitura de mentes estão em escassez?

Dica: você não precisa ser um profeta para prever as ações de seus clientes, muito menos suas necessidades e desejos. Você precisa somente de um banco de dados refinado e uma forte estratégia consolidada para adquirir, gerenciar elevantar essa inteligência de forma segura e resposável. Vamos lá?

Conheça seus consumidores intimamente.

Todo mundo sonha em ter a chave-mestra para o coração de seus clientes. Compreendê-los de tal forma, no entanto, exige uma série de tecnologias e ferramentas.

O primeiro passo para entendê-los deve começar no login. O investimento deve ser feito em plataformas de social login, que permite a coleção de dados de seu consumidor via perfis pré-existentes. A Enterpreneur.com tem um login bacana:

Login social par ao consumidor

Ao oferecer ao cliente diversas opções de login social, ou cadastrar diretamente no site a empresa consegue transparecer confiança que acaba resultando em taxas de conversão cadastral muito maiores, além de passar pela primeira barreira do consumidor de forma suave e responsável. Somente com as informações vindas dessas redes sociais a empresa consegue traçar estratégias de marketing, experiência do cliente, e interações sob-medida para o consumidor.

Use seu banco de dados inteligentemente.

O compartilhamento de dados é uma questão muito delicada entre o universo do consumidor por uma razão óbvia: Por que raios eu daria meus dados pessoais para alguém que quer somente meu suado dinheiro?

Para qualquer negócio que se aflinge com a remota chance de ter que gerenciar grandes massas de sensíveis dados de clientes, pare e considere o quão cético o povo era em relação às mídias sociais quando o Facebook apareceu pela primeira vez aí, simplesmente pensar em compartilhar momentos íntimos da sua vida em um site era completamente novo, um conceito inexplicável até. Ao longo do tempo, o Facebook conseguiu dirigir sua atenção à segurança do usuário, tomando precauções para assegurar que seria seguro compartilhar suas informações, com por exemplo, as configurações de privacidade.

Da mesma forma, para seu e-commerce prosperar, precisam comunicar efetivamente ao consumidor como seus dados pessoais serão armazenados e utilizados. Ao deixar seus clientes cientes de sua política de utilização de dados, você não somente está encorajando-os a cadastrarem-se como também nutrindo aquela confiança tão desejada para reter uma base de clientes fiéis.

A BettyCrocker diz aos usuários quais as vantagens e o porque as pessoas devem cadastrar uma conta no site simplesmente por oferecer descondos e acesso exclusivo a algumas partes do site. Ao mesmo tempo ela comunica aos clientes quais são os tópicos que resgatarão ao linkar sua conta com uma rede social.

Porque o consumidor deve se cadastrar nem seu e-commerce?

Dados = Previsão
Numa era onde a identidade reina, é importante que as empresas aprendam a utilizar-se de dados de primeira classe para entregar relevância em todas entradas. Para uma visão mais detalhada em como utilizar esses dados para aumentar seu ROI cheque o eBook do Gigya.

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