A concorrência pelos funcionários possibilita a escolha de onde trabalhar

em jul 30, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views10
ti-profissionais

Com o grande crescimento das áreas de tecnologia, muitas empresas não conseguem preencher suas vagas com profissionais capacitados. Estima-se que em 2014 serão 45 mil vagas não preenchidas o que possibilita aos profissionais uma facilidade maior na escolha pela empresa que deseja trabalhar e como ninguém deseja algo ruim si mesmo logicamente procurarão a melhor empresa possível.

A área de Recursos Humanos das empresas terão que se adaptar rapidamente através de melhorias em seus processos fazendo com que o profissional escolha a sua empresa como um bom lugar para trabalhar. Uma primeira forma de conseguir entender quais são os problemas enfrentados pela empresa é colher feedback dos funcionários e ex-funcionários para conhecer seus pontos falhos e tentar corrigi-los o quanto antes. As empresas que não entrarem nessa briga certamente terão mais dificuldade de conseguir bons profissionais.

Os cinco pontos mais relevantes para os funcionários do mercado de trabalho são:

> Remuneração – Como vivemos em um mundo capitalista, esse talvez seja o aspecto que mais conta para a maioria. Uma frase de um profissional com 5 anos de experiência: Devagar e sempre. Nunca vá para outra empresa para ganhar mais sem ter certeza de que merece isso. Já vi alguns funcionários ganhando salários acima do que deveriam por um tempo e sendo demitidos por não produzir o quanto deveria. O mercado de TI é grande e ao mesmo tempo pequeno. Cuidado para não se queimar. O dano é irreversível. Jamais faça leilão.

> Ambiente de Trabalho – Um ambiente descontraído gera um bom entrosamento entre os participantes de uma equipe trazendo vários pontos positivos para a empresa. Empresas caretas e conservadoras estão sendo extintas do mercado rapidamente ou mudando suas filosofias. Uma coisa que poucos enxergam é que, no caso de desenvolvedores/programadores, por exemplo, o trabalho vai além de codificar algo pensado por alguém, é um trabalho de criação, muitas vezes cansativo, e ter a flexibilidade de horário e ser cobrado por resultado é algo que torna o ambiente de trabalho menos estressante e ajuda no próximo item.

> Qualidade de Vida – A saúde física e mental do funcionário é muito importante para sua produtividade. Se o seu chefe não tem essa visão, cuidado com o excesso de horas extras. Isso gera uma grande perda na sua qualidade de vida e consequentemente na qualidade do produto entregue. Um funcionário cansado certamente não produz tudo que pode.

> Benefícios – A maioria das empresas oferece somente os benefícios básicos obrigatórios pela CLT. Uma forma de manter o funcionário na empresa por mais tempo é utilizar esse recurso. Não é interessante para as empresas uma alta rotatividade de funcionários pois sempre tem o período de adaptação e riscos envolvidos.

> Plano de Carreira – Todos os seres humanos necessitam do reconhecimento. Uma grande forma de motivar os funcionários é mostrando a eles que seu trabalho está sendo feito corretamente através de promoções. Isso traz uma nova motivação ao funcionário parecendo até que ele acabou de entrar na empresa e está disposto a tudo. Essa é uma ótima estratégia de compensação pois mexe com o ego do funcionário trazendo muitas coisas positivas para a empresa.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25