Considerações ao apostar em newsletter – Parte I

em jul 13, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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Considerações ao apostar em newsletter - Parte I

Com a popularidade e relevância do marketing de conteúdo, a newsletter se torna uma ferramenta muito útil ao e-commerce, especialmente no relacionamento com o cliente e na propagação de novos conteúdos.

Confira algumas considerações:

O objetivo da ação. A grande estratégia do envio de newsletter é apresentar ao cliente motivos para consumir, só que indiretamente. Ou seja, se o seu e-commerce vende tênis, apresentar os benefícios de um bom tênis para corrida, por exemplo, é uma forma indireta de fazê-lo visitar sua loja. Dessa forma, também, sua marca é interpretada como referência no assunto.

Os destinatários da news. Construir uma base legítima, de pessoas reais, que conhecem sua marca e o potencial da sua empresa, é o que realmente retornará o investimento de forma totalmente positiva, por isso, qualquer tipo de aquisição de mailing de terceiros deve ser desconsiderada.

O convite ao consumidor. Para ter um mailing qualificado, sua loja virtual precisa convidar o consumidor a se inscrever na newsletter através de formulários ou recurso splash screen, concedendo um desconto inicial para motivá-lo, por exemplo. Essa etapa deve ser bastante clara e objetiva.

De olho na segmentação. Após o cadastro do cliente é interessante entender seus hábitos e comportamentos. A partir disso, é possível enviar-lhe a newsletter no momento mais propício para abertura, além de oferecer exatamente o conteúdo que se refira à sua realidade.

Pense nessas dicas e invista em newsletter para fortalecer seu relacionamento como consumidor virtual e aproximá-lo da sua loja. Sucesso!

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