Design para E-commerce: Estudos de Caso

em set 04, 2013:por

Thales Batista

Designer formado pela ESPM e diretor de criação pela Über Digital, atualmente atua com projetos de design para e-commerce. No ramo desde 2012, trabalhou também com artes para e-mail marketing e banners na empresa Next Target.
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Já ouviu falar sobre design? E sobre inovação?

Certamente que sim, essa pergunta em tempos atuais chega a ser esdrúxula, quase um pleonasmo.

Inovação, visibilidade e design arrojados certamente são temas já desgastados, e como muitos outros irei deixar esta tecla um pouco mais bamba. Mas antes de começar a falar sobre o tema devo deixar claro o intuito desta postagem.

Usar o design como ferramenta de diferenciação, acreditar no profissional e em conjunto projetar soluções que possam além de ser inovadoras visualmente, agregarem personalidade para sua marca e sua loja virtual. Um post para incentivar a iniciativa de ser diferente e utilizar o design como um trunfo do seu e-commerce.

Durante o período entre 1920 e 1950 houve um movimento no design chamado de funcionalismo, basicamente acreditavam que “cada espécie de artefato assumiria, com a evolução do projeto (…), uma ÚNICA forma ideal”, como diz o autor Rafael Cardoso. Por que trago essa citação? Porque a maioria das lojas virtuais no Brasil parecem ter comprado seu template na mesma loja!? Não…  Quer dizer, tem isso também.

Trago uma breve análise pessoal de alguns casos onde design e inovação se mostraram não apenas eficazes, mas também como ferramenta de linguagem gerando valor para o e-commerce. Sugiro que você navegue em todas as lojas listadas abaixo e tenha a mesma experiência que eu (ou não).

Aproveite! :]

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1 – http://cappellosglutenfree.com/products

O fato de possuir poucos produtos contribuiu para o design fornecendo a opção de utilizar fotos extremamente grandes. A fotografia é um ponto forte deste site, contando com fotos bem produzidas e seguindo uma direção de arte que soma para o design como um todo. A navegação apesar de simples, não apresenta fotos dos demais produtos.

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2 – http://www.hardgraft.com/

Minimalismo é a palavra chave, foco total nos produtos oferecidos com o menor número de elementos para não causar uma competição com os produtos, gera um ar sofisticado e clássico, um paradoxo de modernidade e classicismo criado pela adequação do design como um todo e a forma clara de expor os produtos é um diferencial chamativo. A navegação como o design é minimalista deixando o projeto não só adequado e simples mas redondo.

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3 – http://x-doria.com/

Em termos de navegação este site apresenta uma proposta inovadora, com camadas sobrepostas que se movem em velocidades diferentes. Na página de categoria a disposição dos produtos é simples e direta, utilizando bem o espaço em branco, promovendo um layout clean.

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4 – http://faucetface.com/

De certa forma mais conservador e sóbrio, a clareza de informações sobressai com design clean privilegiando o branco. O design pode ser visto como representação da ideia de uma vida mais simples e consciente, onde não usamos o que não precisamos. Forma e função é o lema neste caso.

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5 – http://www.urbanoutfitters.com/

O desapego como lema cai muito bem a esta marca, o design segue a ideia, não possuem sequer um logo fixo, sempre transitando entre identidades. Fazendo de forma dinâmica e lúdica o design da loja virtual sempre se renovar, simplicidade e clareza defendem o conceito.

6

6 – http://lordandtaylorfirstlook.com/

Transições animadas se mostram um grande diferencial neste e-commerce. Imagens bem produzidas e design irreverente tornam essa loja atrativa e diferente, a própria forma de navegar e escolher o produto (diretamente sobre a foto da modelo) mostra como usabilidade pode ser diferente do convencional.

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7 – http://www.tsovet.com/

Grid de imagens na página inicial e o posicionamento dos produtos muitas vezes em segundo plano mostra claramente a intenção de vender um estilo ao invés de um produto. A própria escolha por estilos onde não há produtos, mas apenas imagens ilustrativas de estilos de vida, mostram as categorias como o que se almeja e não apenas o desejo da compra. Grandes espaços em branco e o respiro gerado passam a imagem de sofisticado, direto e simples. Não oferece muitas barreiras entre usuário e produto.

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8 – http://www.fsnlab.ru

A capacidade de vender um produto em outra língua através do design é um ideal para qualquer e-commerce. Navegação simples torna e design arrojado com fotos grandes e familiaridade de formas fazem o site russo utilizável por qualquer um (mesmo não podendo buscar ou navegar nas categorias… a não ser que você saiba russo).

É isso, pessoal!

Qualquer dúvida, fique à vontade pra ligar aqui na Über ou vir tomar um cafezinho conosco!

Até a próxima!

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One Comentários

  1. Flávia Passos disse:

    Mto bom Thales! =]

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