E-Commerce: Massa X Nicho – Parte II

em mar 04, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
Views26
E-Commerce- Massa X Nicho - Parte II

Ao planejar um e-commerce, escolher qual será o objetivo dessa empresa, e quais tipos de necessidades ela estará pronta para atender, não é uma tarefa simples. Por isso, desenvolvemos esta série, com a certeza de lhe auxiliar a escolher entre um público abrangente ou um público específico.

Entre os quesitos a serem analisados hoje, separamos:

Preciso de grande volume de vendas? Se você deseja trabalhar com um público de massa, é importantíssimo focar em grande volume de negociações, pois mesmo ao obter pouco lucro por transação, ganha-se com o volume total. Com o mercado de nicho em foco, não se exige a necessidade de grandes volumes, devido às especificações dos produtos e seu valor agregado, que gera lucro maior por negociação.

É possível liderar? Investir em um mercado de massa, com empresas já consolidadas, se torna um desafio e tanto para quem tem o sonho de liderar o setor. Em contra partida, o mercado de nicho possibilita diferenciações que podem levar a empresa ao topo do segmento. Contudo, vale destacar, também, que o mercado de nicho tem poucos concorrentes, sendo necessário realizar mais testes para encontrar o caminho ideal.

O que fazer com o atendimento? O mercado virtual destaca constantemente a importância de um atendimento personalizado e com foco nas características do consumidor. No entanto, o mercado de massa tem como objetivo ganhar o consumidor por variedade de produtos, preço competitivo e melhores condições; sendo pouca atenção dada ao atendimento. Já o mercado de nicho, foca-se em peculiaridades que agradem o consumidor, entre estas o objetivo de superar suas expectativas, com base no atendimento inicial e pós-venda. Esse tipo de diferencial é que faz o e-commerce segmentado sobreviver.

A partir do momento em que se entende que os objetivos de existência entre e-commerce de massa e e-commerce de nicho vão muito além da simples negociação, torna-se maisfácil saber para qual caminho direcionar a empresa.

Pense nisso e sucesso!

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25