E-Commerce: Massa X Nicho – Parte I

em mar 03, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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E-Commerce- Massa X Nicho - Parte I

A escolha do público-alvo é um passo fundamental para quem deseja iniciar um projeto de e-commerce eficaz. Nesse sentido, há dúvidas no momento de optar por um mercado de nicho, específico ou por consumidores de massa, mais abrangente.

Entendo a realidade de cada opção é mais simples entender qual a escolha correta. Por isso, veja as principais diferenças do mercado de massa para o de nicho:

Concorrência acirrada? Ao apostar no mercado de massa as chances de se deparar com uma concorrência forte e já estabelecida é muito alta, pois a estrutura deste mercado é fechada, obrigando novos lojistas a se adaptarem, sem chances para desenvolver diferenciais. Por outro lado, ao apostar no mercado de nicho, encontra-se menor concorrência, justamente por ser específico; o que abre espaço para o desenvolvimento de diferenciais que encantam o consumidor e fortalecem a empresa.

Competição por preço? No mercado de massa a competição por preço é a base para conquistar consumidores, já que a diferenciação é restrita; por isso o monitoramento da concorrência e a alteração dos preços são atividades constantes. Quando se trabalha com um mercado de nicho, agrega-se valor na marca e nos produtos, o que já não tem ligação direta com a precificação, mas com a exclusividade dos consumidores em comprar.

E a margem de lucro? Trabalhando com massa, a margem de lucro tem como base a venda de grandes volumes de produtos, já que o preço dos mesmos varia conforme a realidade do mercado e concorrência. Já no mercado de nicho, a margem de lucro é embasada na experiência do consumidor em adquirir um produto específico com exclusividade, a um preço e condições favoráveis à sua própria realidade.

Focar em um público significa bem entender e atender; por isso, antes de escolher apostar em consumidores de massa ou consumidores de nicho, conheça a realidade do mercado e estruture seu negócio! Sucesso!

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