Ter seu veículo particular e não depender mais de transportes públicos cheios e sem segurança nenhuma é o sonho de muitas pessoas espalhadas por ai. A compra do primeiro veículo é algo extremamente importante para muita gente e devido a isso muitas pessoas fazem todo um planejamento antes de finalizar a compra. Um desses planejamentos é decidir se a compra do veículo vai ser feita por consórcio ou financiamento, principalmente agora em tempos de crise. Uma decisão errada pode ocasionar resultados futuros negativos.

Com os novos modelos de motos em 2022 e todas as suas novidades e tecnologias, como é o caso da nova Honda XRE 300, muitas pessoas já começam a se preparar para a futura compra e pesquisar qual a melhor forma de adquirir o veículo, se através de consórcio ou de um financiamento.

Para ter a decisão final é necessário saber como funciona o consórcio e o financiamento e colocar no papel quais as suas condições para a compra, se quer o veículo a longo ou curto prazo, se está disposto a pagar uma certa quantia de juros, se tem ou não uma quantia de entrada e muito mais.

Como funciona o consórcio de um veículo?

O consórcio é basicamente um sistema de compra realizada por um grupo fechado de pessoas onde é organizado por uma administradora que necessita da autorização do banco central para acontecer, garantindo assim uma maior segurança no processo. Esses grupos são separados a partir da contribuição mensal que é feita e com ela, arrecadam o valor necessário para a entrega do veículo escolhido.

Com o pagamento em dia, sem nenhum atraso os participantes concorrem mensalmente ao sorteio. O consórcio traz muitas vantagens aos participantes, principalmente em tempos de crise, e algumas das principais vantagens são:

  • Os consórcios são mais baratos: as parcelas pagas são estabelecidas de acordo com o que cabe no bolso de cada participante interessado e não existe a cobrança de juros sobre as parcelas.
  • Não e necessário dar nenhum valor de entrada: os consórcios não exigem nenhum valor de entrada. Só é necessário que as pessoas façam uma simulação para ver qual o valor da parcela melhor cabe no seu bolso e assim entram em um grupo.
  • Segurança em todo o processo: por ser algo fiscalizado e regulamentado pelo Banco Central é algo extremamente seguro de que garante que o veículo será entregue no final do consórcio.

Financiamento é uma boa escolha?

Ao contrário do consórcio o financiamento libera o crédito para a aquisição do produto na mesma hora que solicitado e aceito, porém esse método tem uma cobrança de juros que no final de cada parcela apresenta um valor um tanto quanto salgado. Se a necessidade é ter um veículo o mais rápido possível o financiamento possibilita isso, mas é necessário ficar ciente que o valor final será bem maior que o esperado.

Em tempos de crise, vale mais a pena um consórcio ou financiamento de veículos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *