Erros comuns na maioria das lojas virtuais | Next Ecommerce

Erros comuns na maioria das lojas virtuais

em mai 28, 2015:por

Guilherme Santos

Formado em Informática para Gestão de Negócios na FATEC-JD, trabalha há 3 anos com desenvolvimento de software e hoje é idealizador de uma startup de aplicativos e de uma empresa de soluções web fundada em 2012, além de atuar como desenvolvedor Java na Next Target.
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Realizar um venda pela internet – não importando o ramo de atuação – não é tarefa fácil: de acordo com uma pesquisa da revista Info, a taxa de conversão de vendas média no Brasil está entre 1% e 2,7%. É claro que no ramo físico isso também acontece – descrito através do épico “só estou dando uma olhada” – mas pode-se melhorar a taxa de compra apenas se atentando a alguns pontos cruciais, que passam despercebidos pela maioria das lojas online. Claro que existem vários outros fatores, citarei apenas alguns.

Um dos primeiros pontos – se não o primeiro – é o marketing. Se ninguém sabe que sua loja existe, então ela não existe mesmo. Um trabalho de marketing mal feito vai diminuir os lucros ou deixá-los no zero. É necessário levar as vantagens de comprar na sua loja para o seu público-alvo de maneira não invasiva.

Para isso, ferramentas como Google Analytics e Adwords são fundamentais. Dependendo do ramo, até mesmo o Facebook Ads tem apresentado bons resultados de conversão. A partir dos dados obtidos, é possível criar campanhas com taxas de efetividade muito maior, porque serão feitas para as pessoas que potencialmente comprariam seus produtos.

Um outro ponto importante é a própria loja: erros de layout e informações confusas com toda certeza vão fazer com que a venda não se concretize. Erros de português e instabilidades então, são imperdoáveis.

Algumas lojas possuem poucas opções de pagamento. Isso também deve ser melhorado. Grande parte do público não trabalha com duas bandeiras por exemplo, ou prefere não pagar no boleto. Quanto mais diversificado, melhor.

As pessoas querem algo rápido: elas não têm tempo, precisam de tudo pra ontem. Isso deve ser observado e levado para sua loja: processos de compra muito longos desestimulam o avanço e contribuem para o abandono do carrinho.

Para isso, é crucial discutir e implementar processos inteligentes de compra para finalizar o mais rápido possível, mas sem deixar de mostrar para o cliente o que e como está sendo feito.

Ainda, é impossível falar de compras na internet sem falar de segurança. Pior do que um processo longo de compra e do que um site mal feito é ter dados roubados por ‘sniffers’ de rede. Uma plataforma que não tem segurança total e certificado não pode nem ser posta no ar.

Por fim, temos sempre que ter em mente que uma loja virtual ainda é um comércio. E clientes são sempre clientes e tem geralmente os mesmos pensamentos em relação à uma compra: qual o mais barato? Tem promoção? É de qualidade? Quanto tempo leva até a entrega? Manter-se atualizado quanto às ultimas técnicas e também as antigas é fundamental para evitar os erros básicos do e-commerce e sair do nível bom para atingir a excelência.

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