Para todos os proprietários de veículos existem obrigações anuais que precisam ser feitas para que seus direitos sejam garantidos e que no trânsito andem de acordo com a lei. Algumas dessas obrigações são os pagamentos dos impostos que são obrigatórios para todos os veículos automotores.

IPVA

Esse imposto consiste no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo ele o tributo mais conhecido sobre os automóveis. O IPVA é um tributo estadual que o valor varia de local para local e é cobrado anualmente para qualquer pessoa que possua um veículo.

O valor cobrado pelo IPVA é utilizado para financiar serviços básicos da população como saúde, educação, segurança, transporte e outros serviços. Por ser um tributo estadual 50% do valor cobrado, que corresponde entre 1% a 6% do valor do veículo, tem como destino o município no qual o veículo foi emplacado e os outros 50% ficam para o estado.

 DPVAT

O DPVAT é um seguro obrigatório que consiste em Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres que todos os proprietários do veículo devem pagar. Esse seguro é utilizado nos casos em que existe indenização que deve ser paga as pessoas que sofrem acidentes envolvendo veículos. Metade do dinheiro recolhido é utilizado no pagamento dessas indenizações e a outra metade é utilizada em investimentos na política nacional de trânsito. E para quem se perguntar se é preciso pagar Seguro DPVAT em 2022? A resposta é sim!

Licenciamento

O licenciamento também é algo obrigatório, segundo o código de trânsito brasileiro todo veículo automotor para transitar na via deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo responsável pelo trânsito do estado.

Multas e inspeções

A depender da localidade também é cobrado o pagamento de outros encargos como é o caso da inspeção veicular que é fundamental para que os veículos continuem rodando pela via. Em casos de multas é necessário que elas sejam pagar antecipadamente, caso o contrário serão cobradas na hora da renovação do licenciamento.

Essas são algumas das obrigações anuais que os donos de veículos devem respeitar para continuarem com o direito de circularem livremente com seus veículos e que estejam totalmente assegurados pela lei. Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer informação é necessário que os motoristas entrem em contato com o órgão responsável pelo trânsito do estado e se informe a respeito de todas as suas obrigações como motoristas para que sempre estejam em dias com suas obrigações como proprietário de veículo automotor.

ESTAS são todas as obrigações anuais que proprietários de veículos precisam respeitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *