Existe público certo para seu negócio? | Next Ecommerce

Existe público certo para seu negócio?

em dez 18, 2013:por

Cleber Carvalho

Gerente de projetos em e-commerce, é formado em Varejo pela FMU/SP. Trabalhou como Gerente na B2W, Head na Cia dos Livros e consultor no Itaú-Unibanco.
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ah ahhh

As estratégias das empresas de e-commerce, seja no Brasil, seja no exterior, sempre se mostrou favorável na captura de consumidores jovens, na faixa dos 18 aos 25 anos.

Seja por este público já estar acostumado com tecnologia, e com isso facilidade com compras online, seja porque é um público com vida útil de consumo mais prolongada, e assim “teoricamente” as lojas conseguiram rentabilizar mais no longo prazo.

Ocorre que a realizada tem se mostrado um pouco diferente, e no Brasil, neste sentido, temos uma divisão quase igualitária entre os clientes “jovens” e os clientes “maduros”, ou seja, que têm a partir de 35 anos (fonte E-bit).

É importante olhar com cuidado esse público, principalmente por alguns fatores que os favorecem:

1)      Esse público, em geral, já está estabelecido profissionalmente;

2)      Esta estabilidade favorece a receita individual;

3)      Existe mais dinheiro para consumo;

4)      Compram mais e melhor;

Seguindo essa linha de raciocínio, significa dizer que muitos desses consumidores “maduros” estavam se formando como massa de consumo quando a internet e o e-commerce iniciaram no país. E com isso também amadureceram os hábitos de consumo e a busca por serviços de qualidade.

Dessa forma, ainda que o objetivo das empresas de e-commerce em geral seja na busca pela fidelização dos seus clientes, as estratégias de comunicação, de ofertas, de campanhas e de serviços para este público precisam se dar de forma mais planejada, se forma mais apurada.

É hoje, e será para todo o sempre, dentro das organizações, a necessidade de validação constante no seu portfolio de produtos e serviços, em busca do aumento contínuo da qualidade.

Exatamente pela maturidade e exigência de bons produtos/serviços, que a fidelidade destes consumidores fica sobre o fio da navalha. E é por isso que o processo de melhoria contínua precisa ser objeto de desejo das organizações.

Esse relacionamento, num primeiro momento parece dificultoso, porém em longo prazo, será seu consumidor mais rentável e frequente. Pense nisso!

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