Experiências da Convergência On e Off Line: Estudo de Casos

em dez 23, 2013:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
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É inegável que cedo ou tarde todas as lojas precisam ter presença online, o consumidor exige que a marca ou o varejista disponibilize a venda através do ambiente virtual. Todavia, o olhar aqui será outro, onde irá ser abordado um caminho inverso: Lojas que nasceram puramente online e estão colocando seus pés no mundo físico com uma presença criativa e cada vez mais marcante. No estudo será analisado o caso de três empresas que entenderam que a experiência que o consumidor exige transcende o canal, e que a união físico-virtual não vale somente para quem começou no balcão, mas também para quem nasceu na era dos bits. O primeiro caso abordado será o da loja de móveis Oppa, depois será analisado o site de moda Olook e finalmente o marketplace C2C Enjoei.

O Oppa começou como uma loja online de venda de móveis e itens de decoração. Seu modelo de negócios é sustentado por designers que produzem peças exclusivas para seu inventário. Em abril de 2012 a empresa abriu seu primeiro showroom. Atualmente conta com cinco pontos vendas espalhados por quatro cidades no Brasil, onde os clientes podem ter a experiência de ver pessoalmente os produtos, utilizá-los, conversar com um representante, com função de consultor de vendas, e auxilio de design e decoração e comprar através do site para receber em sua casa.

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A Olook, site especializado em moda e acessórios femininos, também surgiu como uma empresa puramente online, e em Abril de 2013 apresentou uma Kombi 1968 personalizada para se tornar a sua vitrine móvel, com o objetivo de apresentar a suas clientes os modelos da coleção, para que elas pudessem experimentar. Nela a cliente pode conferir além dos produtos da coleção do mês, assistir nossos editoriais com dicas de moda e, da mesma forma que o Oppa, a comprar online pode ser feita no local e a mercadoria entregue na casa da cliente. Além disso, a empresa disponibiliza cupons de desconto para uso no site, gerando trafego. A iniciativa acontece inicialmente apenas na cidade de São Paulo, onde as clientes podem acompanhar pelo site o local onde a Kombi estará estacionada.

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Já o Enjoei marketplace C2C especializado em produtos usados com curadoria, promoveu um bazar físico só de peças femininas, onde colocou à venda cerca de dois mil itens, entre sapatos, roupas e bolsas de grifes como Prada, Louis Vuitton e Chanel. A seleção das peças foi feita antecipadamente, e no evento as clientes tinham a disposição provadores para que elas pudessem experimentar as peças usadas.

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Estas três experiências apresentadas mostram que é possível de forma criativa e alinhada as expectativas de seus consumidores realizarem a integração entre os canais, mesmo para empresas que nasceram puramente no ambiente online.

 

 

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2 Comentários :

  1. […] cada vez mais completa exigida pelos consumidores e notada pelos varejistas como visto no estudo Experiência de convergência On e Off line. Também é interessante notar o aumento considerável de players no segmento Marca e Indústria […]

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