Impacte positivamente seus negócios com a sinergia no ambiente operacional.

em abr 05, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
Views68
SINERGIA-09

Por: Breno Berman

Análises, estratégias e planejamentos são processos primordiais para a criação de campanhas de E-mail Marketing. Para a implantação de tais planos, o segmento operacional é responsável por garantir qualidade no processo, onde não podem existir falhas. Essa vertente, no desenvolvimento do trabalho, garante máxima eficiência e eficácia na produção de todo o projeto.

A equipe de atendimento, junto ao cliente é responsável pelo o inicio da elaboração de uma determinada campanha, identificando oportunidades e ameaças na construção do E-mail Marketing. A partir desta discussão, deve-se ter em mãos um Briefing esclarecedor para a equipe de Design. Nesse briefing devem estar incluídos os objetivos, e como produzir a peça, de maneira que seja transmitida a mensagem pressuposta, seguindo o posicionamento de sua marca. Isso garante a otimização de tempo e a diminuição do fluxo de alterações no processo de aprovação do layout.

Após a aprovação do layout, inicia-se uma nova etapa do processo, a produção do HTML. Nesta etapa os desenvolvedores devem seguir um manual de boas práticas na produção, evitando que o e-mail não chegue à caixa de entrada do destinatário, falha que prejudica de forma relevante o desempenho da campanha. Para que esta situação não aconteça é necessária a fase de testes. Realizada por meio de um Checklist, responsável por garantir máxima qualidade da produção, através da verificação de uma serie de itens primordiais da campanha pré-determinada. Tal etapa é finalizada através do envio teste para o cliente, baseado neste processo ele possa validar a peça final.

Em paralelo com a produção do e-mail “brifado”, a equipe de BI (Business Intelligence)  e programadores trabalham nas diferentes mailing lists para realizar a segmentação dos perfis de forma que o disparo atinja apenas o público-alvo, que em alguns casos não é toda a base de consumidores cadastrados. Também deve ser decidido o assunto do e-mail, que é o recurso inicial essencial para prender a atenção do leitor, além da melhor data e horário para maior interação do consumidor. Ambas são abordagens de extrema importância na hora do disparo. Neste momento culminante do processo a atenção é essencial para que não haja falhas, pois uma vez disparado não se pode mais voltar atrás.

A partir da execução deste plano operacional, alinhado com os insights do departamento de inteligência, é possível atingir a máxima efetividade na criação de novas campanhas e projetos futuros em paralelo a outros meios de comunicação, para determinado cliente. Assim, uma empresa que possui uma estrutura organizacional de qualidade em conjunto de processos mapeados com objetividade é capaz de minimizar a entropia, ou seja, a perda da integração e comunicação entre as partes de um sistema, onde o resultado do todo é mais importante que a soma das partes.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

One Comentários

  1. Fernando Reis disse:

    Ótimo artigo, essencial para quem deseja obter êxito nas suas campanhas de E-mail Marketing!
    Um dos melhores artigos do site.

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25