Por muito tempo quando se falava sobre inovação e oportunidades de emprego todos os brasileiros pensavam logo na região Sudeste. Esse pensamento voltado para essa região do país fez com que muitos nordestinos e brasileiros de outras regiões se mudassem, principalmente para São Paulo, para tentarem mudarem de vida por lá.

Esse pensamento ainda é muito presente na vida de muitas pessoas que acreditam que lá terão melhores oportunidades, inclusive para concursos e vagas de emprego em São Paulo para 2022. Felizmente com o passar dos anos as demais regiões do Brasil passaram a serem mais valorizadas, tanto pelo governo quanto pelas pessoas.

As regiões do Norte e Nordeste eram as mais desvalorizadas e as que apresentavam um maior número de cidadãos abandonando a região para buscarem oportunidades em outros lugares. Quando se pensava em Norte e Nordeste o pensamento que vinham a cabeça era apenas turismo com suas belíssimas praias, mas nunca vinha o pensamento sobre serem locais com oportunidades de crescimento.

Com algumas importantes ações do governo e o reconhecimento da potência das demais regiões as coisas passaram a ser diferente. Um grande exemplo de cidade fora da região Sudeste que é um polo de inovação e oferta de emprego é Recife. A capital pernambucana é apontada como uma das cinco cidades que lidera o futuro da indústria de TI no mundo. A cidade virou referência no país e no mundo devido ao Porto Digital que é uma iniciativa planejada pelo governo local que tem como missão trazer alunos qualificados para conectar empresas com cadeias de abastecimento local e lançar startups para investidores.

Com o Polo Digital Recife abriga um dos principais polos tecnológicos e de inovação da America Latina e emprega cerca de vinte mil pessoas. Ele possibilitou um aumento na economia da cidade e mostrou um crescimento sólido mesmo durante a pandemia.

Diante de situações como essas fica nítido que oportunidades de crescimento, inovações no mercado e vagas de emprego deixaram de ser pontos exclusivos a região Sudeste do país e passaram a serem encontrados em todo o território brasileiro, mas claro que em alguns locais mais fáceis que em outros. Com esse crescimento das regiões e consecutivamente mais vagas de emprego a situação das pessoas começaram a mudar para melhor e fez com que muitas pessoas que a anos saíram de suas terras regressem para suas casas com suas famílias e conseguiram condições bem melhores e mais felizes do que a que viviam, quebrando assim o estigma de superioridade do Sudeste.

Inovação e grande oferta de emprego deixam de ser fatores isolados da região Sudeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *