IRCE 2015: Conhecimento através dos dados

em jun 11, 2015:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Views11
IRCE_ClienteSA_Exclusivo

O segundo dia de evento teve em sua abertura o VP da Forrester, James McQuivey. Ele apresentou aquela que poderá ser a nova onda da internet das coisas e que irá revolucionar a forma como nós consumimos no mundo digital. A base desse conhecimento será o conhecimento através dos dados que as pessoas produzirão através de suas conexões e como as empresas irão utilizar isso. Ele apresentou os seguintes pontos:

– Virtualmente tudo o que usamos pode e está conectado, isso faz com que informações sejam geradas comportamento de consumo e uso de cada navegante.

– Até 2020 a quantidade de dados disponíveis na rede será 100 vezes maior do que a existente hoje. O que possibilitará um mapeamento muito mais detalhado das coisas.

– A profissão do futuro será a de cientistas de dados, aqueles que conseguem agregar e montar modelos baseados nas informações geradas na rede para dar ações e insights para os usuários, consumidores e empresas.

Seguindo a linha de pensamento do líder da Forrester, o cofundador da Olapic, Pau Shabia, apresentou ativações que podem colocar a companhias em outro patamar quando utilizam de forma correta aquilo que seus clientes falam, seja de forma direta ou não. O ponto de partida para utilizar os dados para crescer é ter uma solução capaz de fazer a gestão desse conteúdo, sendo que o foco devem ser as imagens. Os dois principais pontos são: a moderação das imagens publicadas e o vinculo produto da foto com a página de produto do e-commerce.

Nesse segmento, eles mostraram um case onde a loja apresentava a foto do produto, conforme vinha do fabricante e também aquelas onde o cliente tirava, no momento em que ele utilizava o produto. Isso dava credibilidade e ampliava a visão do novo consumidor naquilo que ele estava comprando.

Por fim, Karon Thackston, presidente da Marketing Words, foi ao palco para descrever como as redes sociais são importantes na evolução do mercado e como eles serão um braço importante no desenvolvimento do seu negócio. Ela apresentou pontos como:

– Procure sempre colocar um questionamento em suas interações nas redes sociais. O cérebro do usuário começa instintivamente a pensar na resposta, aumentando o engajamento;

– Gere curiosidade através de posts que façam o link para outros lugares, como vídeos e textos complementares. Isso faz com que você tenha controle sobre ele e suas possíveis ações, permitindo com que se crie um vinculo;

– Faça séries “How to…”. Esse modelo apresenta os mesmos benefícios de levar o cliente para seu ambiente;

– Repita de forma diferente a mesma mensagem. Com mesmo título ou conteúdo relacionado, algo do tipo: “7 ideias”, “7 personalidades”, “7 histórias” e etc;

Esse dia mostrou como conhecer seu cliente é imprescindível e ferramentas como CRM e Marketing são de sumo importância. Ser preciso nessa analise é algo que pode diferenciar sua marca perante o mercado. Conquistar o cliente é fácil perante o investimento em fazer com que ele seja recorrente.

DE CLIENTESA

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25