IRCE 2015: Esquadrão latino-americano em destaque

em jun 11, 2015:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Views21
GabrielLima_enext_ClienteSA_Exclusivo

A evolução do e-commerce no mundo pode ser mensurada quando se chega a um evento como o IRCE. Muitas das coisas que chegarão ao consumidor em breve se iniciam por aqui, são apresentadas e discutidas entre as principais lideranças do setor e são aperfeiçoadas para melhor aplicação no mercado. Neste ano, temos uma novidade: o Latam Square. Grupo de empresas de tecnologia da América Latina. É a primeira vez que empresas brasileiras – como a enext e a VTEX – estão expondo suas marcas para o mercado americano e no principal evento do mundo. Uma oportunidade única e que representa a evolução do cenário em outros locais, como o Brasil.

Temos palestrantes, stands e uma troca de conhecimento que pode direcionar o rumo do varejo digital no país. Estamos aqui mostrando e aprendendo como potencializar vendas, conquistar consumidores e nos tornarmos diferenciados. Seremos multiplicadores de conhecimento.

O primeiro dia: valiosas dicas e conhecimento efetivo
Demos inicio aos trabalhos acompanhando palestrantes e discussões relevantes. A troca de experiências e visões de mercado foi muito positiva, pois mostra como ações simples podem modificar sua empresa e como isso pode fazer você se destacar em um mar cheio de peixes. Irei destacar as participações de Kurt Peters, diretor executivo da Internet Retailer, Jason Goldberg, presidente da Target.com, e Sudhir Holla, VP Retail Ugam.

O primeiro dos palestrantes fez um paralelo sobre como o mercado é surpreendente, como se transforma e como isso modifica o modo de viver das pessoas. Em 1993, a Revista Newsweek disse que as vendas pela internet seriam apenas uma moda passageira, que as pessoas não comprariam online, pois não existe a presença de um vendedor. Mais de duas décadas depois, temos o varejo online representando aproximadamente 8% em todo mundo. Isso mostra como o hábito do consumidor mudou. Ele ainda destacou como entraremos em um ciclo novo com a chegada dos comércios aos smarthphones. E que a “Internet das Coisas” será absoluta, fazendo com que nossos filhos e até nós mesmos questionemos o tempo que passamos em frente ao computador.

Já Jason Goldberg mostrou como análises precisam ser feitas de forma precisa e é necessário entender que o mercado sofre modificações todos os dias. Ele deu como exemplo o lançamento da nova loja que foi um fracasso, pois a infraestrutura não suportou o número de acessos que foi planejado seis meses antes. E apresentou três bases para o sucesso: seja obcecado pelo seu cliente, ele é seu principal retorno de informações e investimentos; reinvente seus ativos como investimento em tecnologia e experiência de consumo; “diga sim”, seja aberto às mudanças, novas possibilidades e novos crescimentos.

Por fim, temos Sudhir Holla que apresentou duas dicas preciosas para um mercado que precisa de concorrência boa e que pode se perder na comparação de preços. A primeira é direcionar o cliente dentro tráfego interno: se o cliente chegar até a página do produto por uma recomendação interna a chance de ele comprar sem comparar os preços é maior. Pode-se trabalhar alguns produtos em modo de recomendação como upsell ou quem viu esse produto também comprou. E a segunda é sobre o melhor uso de imagens, principalmente no Google Shopping. Isso transmite melhor o valor do produto e a segurança que seu site apresenta. Gerando melhores resultados, mesmo que o produto seja exatamente igual ao dos concorrentes.

O primeiro dia é repleto de novidades. Para aqueles que vivem do e-commerce, é como estar em um parque de diversões. É necessário entender que em um evento dessa dimensão é maior chance de absorção, mas a troca de ideias e imprescindível.

DE CLIENTESA

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25