A venda de carros para pessoas com deficiência vem se tornando cada vez mais comum devido as vantagens que esses veículos oferecem. Esses veículos se tornaram mais reconhecidos e seus benefícios também, permitindo que pessoas com limitações físicas de locomoção e direção consigam veículos adaptados para a sua utilização. Esses veículos além de possibilitarem a direção a quem necessita são vendidos com descontos significativos que em comparação com um carro não adaptado chegam a oferecer cerca de 30% de desconto.

Esses descontos acontecem, pois, há uma série de impostos para carros PcD que recebem abatimentos e ate isenções, como é o caso do IPI e IPVA. Assim, todas as pessoas que comprovarem dificuldades de locomoção ou alguma doença que provoque limitação dos movimentos conseguem adquirir o benefício.

O que é o IPI?

Primeiro de tudo é necessário entender um pouco mais sobre o que é o IPI. O IPI nada mais é do que o Imposto sobre a Produtos Industrializados, itens nacionais e importados que passam por algum processo de industrialização passam a fazer parte das competências federais onde a União começa a cobrar uma taxa sobre ele que é de caráter extrafiscal.

O que é o IPVA?

O IPVA é o imposto cobrado sobre propriedade de veículos automotores que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas independente do veículo. E todos os anos o valor desse imposto sofre uma alteração como é o caso do novo valor do IPVA 2021 DF.

Por ser um imposto estadual o dinheiro arrecadado é utilizado para melhorias no trânsito de cada estado, no caso o pagamento do IPVA 2021 RS será utilizado para melhorias no trânsito do Rio Grande do Sul, e os de outros estados irão ser beneficiados com o pagamento de seus veículos.

Com os benefícios oferecidos a donos de carros PcD é necessário ficar informado das vantagens e de como funciona para adquirir a isenção. A solicitação de isenções dos impostos federais como é o caso do IPI deve ser realizada junto a secretaria da receita federal e pode ser feita através da internet. Para conquistar a isenção uma serie de documentos é solicitado como é o caso do laudo médico que comprove a deficiência, documentos pessoais e comprovante de residência. Com a apresentação dos documentos necessários uma análise será feita e só após ela será dado a isenção a esses veículos que podem começar a rodar sem se preocupar com esses impostos que muitas vezes apresentam preços consideráveis.

Isenção de IPI na compra de carros por PcD pode ser prorrogada; saiba quem tem direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *