
A nova moda do e-commerce é o layout responsivo. O número cada vez maior de dispositivos móveis sejam eles 3G, PLUS, 4G e a constante melhora nos sistemas operacionais, fazem com que os negócios se adaptem às tecnologias e o layout responsivo surge como a melhor maneira de se aprimorar.
Existem diversas formas de apresentar o conteúdo em dispositivos móveis, como celulares e smartphones. Normalmente, os principais sites criam páginas diferentes em relação a layout, estrutura e elementos gráficos para as versões PCs e notebooks e outra especificamente dedicada a equipamentos de menor resolução. Com isso, os sites acabam criando também endereços distintos, a fim de oferecer as definições apropriadas em função da plataforma escolhida pelo cliente.
Quais as diferenças de um layout responsivo
O layout responsivo funciona de um jeito diferente. Com ele, é possível utilizar o mesmo domínio, os mesmos elementos em HTML e utiliza o CSS para exibir o conteúdo de forma distinta, em função da resolução do usuário. Isto significa que o internauta terá que acessar apenas um site, que automaticamente irá se adaptar ao dispositivo do usuário. O site responsivo tem propriedade de redimensionamento e tratamento de imagens, conseguindo manter a identidade original da página, preparando o site para diversas resoluções.
Crescimento da utilização de dispositivos móveis
Não importa a classe social, os dispositivos móveis atingiram uma dimensão imensurável devido ao grande número de opções e facilidade de aquisição. Uma prova disso é que segundo a Cisco (líder mundial para redes de comunicação) o número de Smartphones, tablets, laptops e telefones com conexão a Internet será maior do que o número de pessoas no mundo até o final de 2013, o que significa que a quantidade de dispositivos móveis irá ultrapassar os 7 bilhões de unidades. Isso mostra o quão necessário é adaptar o conteúdo às mais diversas plataformas.
Atenção ao escolher uma plataforma de e-commerce
Quando falamos de plataforma para e-commerce, temos à disposição várias opções para escolher. No entanto, é de extrema importância escolher aquela que melhor atenderá aos negócios da empresa. Cada uma terá seus pontos positivos e negativos, por isso, estudá-las antes de integrá-las ao sistema é essencial. O cadastro de produto e personalização pode ser muito demorado, afastando os clientes. Além disso, é preciso escolher uma plataforma que ofereça mobilidade, como o Magento. Se hoje mobilidade é a palavra dos meios virtuais, no e-commerce ela não poderia ficar de fora.
Fonte: e-smart
Artigo interessante, mas particularmente penso o oposto.
Estou estudando HTML e CSS e concordo que as possibilidades são amplas e animadoras, mas nem sempre o mais bonito, ou mais fiel ao conteúdo original seria o mais adequado.
Devido ao crescimento do uso da plataforma móvel, sob meu ponto de vista, ela merece algo que seja realmente voltado à ela, adaptado da melhor forma possível. O problema não é resolução, já que hoje temos aparelhos com resoluções maiores que nossas tvs. O problema é espaço, e acima de tudo, um design que possa agradar o consumidor, contendo apenas aquilo que for necessário. Vale lembrar que mesmo com toda a tecnologia disponível, o Brasil ainda oferece um dos piores desempenhos do mundo no que diz respeito a velocidade de conexão com a Internet móvel, portanto, ter uma página mais leve, que carregue mais facilmente em dispositivos portáteis, pode fazer a diferença.