Líderes Mundiais em Plataforma de E-commerce

em out 02, 2013:por

Leandro Diniz

Programador na Über Digital, formado em Ciência da Computação pela FIEO e com certificação na plataforma Java pela Oracle, responsável pelo core e backoffice dos sistemas de e-Commerce. Tem histórico de clientes como: Câmara de Comércio de Energia Elétrica, Scotiabank, Borland, Diebold, UOL e Capgemini.
Views316
plataforma-de-ecommerce

Uma plataforma de E-commerce é uma tecnologia oferecida através de software e serviço por uma empresa capaz de viabilizar vendas online, tanto “business-to-business” (B2B), quanto “business-to-consumer” (B2C). Estas plataformas possibilitam as transações pela Web e a continuidade do relacionamento com seus cliente. Entre as funções mais comuns estão a criação e manutenção do visual da loja, gerenciamento do carrinho de compras, cálculo de taxas, personalização, opções de pagamento, logística, manutenção e criação de novos produtos.

Entre todas as plataformas existentes, três se destacam com a maior capacidade de execução e conjunto de funcionalidades. A primeira, chamada WebSphere Commerce, da IBM, em segundo lugar a ATG Web Commerce da Oracle e em terceiro a Hybris Software, recentemente adquirida pela SAP.

Mesmo antes da compra pela SAP a plataforma Hybris já era considerada uma líder no mercado, provendo uma solução escalável e de preço competitivo, com amplo leque de modelos de negócios B2B e B2C. A sede fica localizada na Suíça, mas possuem diversos escritórios espalhados pelo globo.

Os pontos fortes da Hybris são:

- Vertiginoso crescimento em e-commerce, estima-se que a plataforma cresceu 90% em 2011 e continuou crescendo em 2012.

- Funcionalidades de propaganda, suporte para diversas línguas e moedas, capacidade de multi-site e micro-site, suporte nativo para Android e iOS e rede social. As ferramentas estão disponíveis em sete línguas.

- 40% dos modelos de negócio são B2B, em diversas áreas de atuação.

Os pontos de atenção da Hybris são:

- Recente modelo de Software como Serviço, ainda amadurecendo no mercado.

- O rápido crescimento da empresa ainda precisa se adequar ao mercado mundial e às necessidades dos clientes em termos de treinamento, planejamento dos produtos, facilidade de upgrade e integrações com tecnologias de terceiros.

A plataforma ATG da Oracle oferece ampla solução de negócio através da vasta rede de tecnologias da empresa, capaz de atender requerimentos de diversas áreas da indústria proveniente da integração de seus produtos como uma única linha.

Os pontos fortes da ATG são:

- Soluções escaláveis que suportam modelos de negócio tanto B2B quanto B2C em diversas áreas da indústria, incluindo funcionalidades de propaganda, multi-site e micro-site por padrão. Compatível com múltiplas linguagens e moedas, redes sociais, dispositivos móveis e apresentações interativas do site.

- As ferramentas de administração estão disponíveis em nove línguas, compatíveis com URLs de origem não-Latina e capacidade avançadas de promoções, rastreamento de cupons de promoção e regras de prioridade de promoções.

- Integração de diversos canais de acesso através de várias tecnologias e ferramentas disponíveis pela Oracle.

- Clientes deram notas positivas e indicaram alta satisfação para funcionalidades de produtos, visão do projeto e usabilidade da manutenção.

Os pontos de atenção da ATG são:

- A Oracle continua em integração com as tecnologias Endeca, WebCenter Sites e Funsion Distributed Order Orchestration. Este é um processo complexo e pode impactar em custos adicionais para os clientes, criando grande dependência dos recursos da Oracle.

- Clientes que pesquisaram sobre os produtos Oracle Commerce e investiram em outro concorrente citaram que custo total, arquitetura técnica e falta de parceria estratégica com a Oracle são as principais preocupações para não escolher a ATG.

- A plataforma não está disponível como uma solução de serviço, clientes informaram que em alguns momentos tiveram que negociar e executar contratos com mais de uma empresa dentro da organização.

A plataforma IBM WebSphere é considerada líder de mercado baseada na escalabilidade e produtividade, na visão de negócio do IBM Smarter Commerce e suporte para modelos de negócio B2C e B2B em escala global, com serviços da IBM e consultores parceiros.

Os pontos fortes da WebSphere são:

- A plataforma faz parte de um grupo de produtos que suporta escalabilidade e flexibilidade, com aproximadamente 75% dos negócios em B2C. Mais de 60% dos clientes WebSphere geram mais de U$ 100 milhões em total de receita, categorizando como um produto para empresas de grande porte. Disponível em treze línguas e diversas moedas, com recursos de subsites, gerenciamento de pedido, propaganda e relatórios. Também com suporte nativo para dispositivos iOS e Android, assim como integração com redes sociais.

- Com diversas novas aquisições, a plataforma da IBM oferece o suporte com uma grande variedade de produtos e serviços, os clientes relatam que o diferencial é a visão estratégica e benefícios para transformar a empresa.

Os pontos de atenção da WebSphere são:

- As notas mais baixas da plataforma foram direcionadas a dificuldade de upgrade e integração com aplicações não-IBM.

- A necessidade de integração com diversas ferramentas da IBM podem trazer complexidade e grande custo para os projetos.

- Como os projetos são normalmente para grandes empresas, clientes apontam grande necessidade de parcerias com empresas terceiras e especializadas em implantações de projetos complexos.

- Como a disponibilidade no formato de software como serviço ainda está em andamento, clientes indicam que existe dificuldade nos serviços de hospedagens que não IBM e contratos de SLA de disponibilidade.

 

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25