Monitoramento inteligente de preços identifica pontos de colisão com a concorrência

em set 20, 2013:por

Ricardo Ramos

Gestor em Tecnologia da Informação, Ricardo Ramos possui diversas especializações no meio digital e tecnológico, entre elas, estratégias de marketing, cloud computing, ITIL, Product Development, entre outras que colaboram para o desenvolvimento de plataformas e produtos. Iniciou carreira na Inter.net do Brasil, liderou o desenvolvimento de soluções na Virid Interatividade Digital, tornou-se CIO e sócio, devido ao sucesso das soluções desenvolvidas. Atualmente, além de Diretor de Métricas e Monitoramento da ABComm, Ramos vem colocando em prática todo conhecimento adquirido ao longo de sua carreira na Precifica, como fundador e CEO da empresa.
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Preço sugerido é o valor com o qual todo produto industrializado chega aos canais, calculado pelo fabricante e baseado em diversos fatores, como mão de obra, matéria prima, consumo de energia, tributação, taxa de câmbio e outros custos, além das margens de lucro. Há, também, a influência de fatores externos, como o próprio mercado, de acordo com demanda ou concorrência.

A concorrência é um elemento que exerce grande impacto. Um produto top de linha concorre diretamente com seu similar de outra marca, assim como um item de segunda linha ou um modelo de entrada batem de frente com seus equivalentes dos outros fabricantes. Entretanto, o timing do mercado altera a categoria de um produto a cada lançamento e, consequentemente, sua participação na cadeia da precificação.

Por exemplo, um fabricante de tênis lança um modelo esportivo top de linha por R$ 600, tendo em vista que o produto equivalente do concorrente direto ocupa a mesma faixa de preço. Seis meses depois, um novo modelo é lançado e o anterior tem seu preço reduzido para R$ 400, também próximo à faixa secundária similar.

Porém, se o timing de mercado do concorrente é diferenciado, com um lançamento de produtos a cada quatro meses, suas variáveis da precificação aumentam. Com diferentes cronogramas, os produtos mudam de categorias e faixas de preço com mais frequência, e a concorrência direta fica ainda mais complexa. Para solucionar esta equação, é importante mapear o mercado e identificar pontos de colisão de preços com a concorrência.

A Indústria sabe quem é seu concorrente e realiza um mapeamento dos produtos que competem com os seus, porém, com o passar do tempo, outros itens anteriormente não mapeados começam a concorrer diretamente devido à depreciação do valor e entram na mesma faixa de preço, como um notebook e um tablet, por exemplo.

Por isso a importância do monitoramento inteligente, que permite visualizar o histórico de preços praticados pelas lojas e distribuidores, e se os valores mínimos e máximos sugeridos e recomendados estão sendo respeitados, bem como acompanhar as tendências de preço e fundamentar análises de projeção.

A ferramenta também aproxima a relação do fabricante com o distribuidor, analisando sua performance com uma visão de venda de cada produto e adequação do “mix” para potencializar a comercialização da linha completa, além de maior agilidade na reposição do estoque do canal, antecipando-se à sua demanda.

Outra vantagem da automatização do processo é a economia de tempo e mão de obra. Atualmente, os fabricantes contam com vários profissionais que realizam um monitoramento contínuo, e que podem ser realocados em outras áreas ou aproveitados em novas funções.

Resumindo, o monitoramento inteligente é tão importante para a Indústria quanto para o distribuidor e o revendedor porque, com informações precisas, o fabricante pode mudar estratégias de lançamento, de preços e, até mesmo, de marketing, visando sempre o aumento das margens de lucro.

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