Na procura do produto carro-chefe para sua loja virtual | Next Ecommerce

Na procura do produto carro-chefe para sua loja virtual

em ago 06, 2014:por

Marcio Eugênio

Formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.
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produto-chefe

Muitas vezes, o micro e pequeno empreendedor virtual tem dificuldades em escolher qual produto será o seu carro-chefe. Muitas vezes isso ocorre por preferência pessoal, outras pela pura dúvida, ou então pela pura falta de planejamento. Acontece que definir qual mercadoria será eleita para se tornar o chamariz da sua loja virtual é muito importante para uma estratégia de vendas consistente em um e-commerce.

Escolhendo um produto como carro-chefe, o empreendedor concentra energia e foco para realizar todas as ações de marketing digital (além de criar uma descrição, com fotos de alta qualidade, um texto atraente e vídeos na página do produto). Para tomar a decisão de qual mercadoria deve ser a escolhida, li um artigo do Maurício Salvador bastante elucidativo, que cita algumas características que um produto precisa ter para ser o carro-chefe ideal.

Citarei abaixo alguns tópicos importantes de serem analisados.

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1 – volume cúbico e peso baixo
Ele não pode ser muito grande, nem ocupar muito espaço no estoque, pois assim terá dificuldade na armazenagem e no envio.

Um produto com muitas complicações nesse quesito gera um frete maior, e isso pode espantar o cliente na hora da compra. Além dos gastos com o frete, uma embalagem para produtos com volume cúbico elevado pode ser um pouco custosa também, elevando o valor do produto na venda.

2 – Alto valor agregado e concorrência
Produtos com alto valor agregado são ótimos, pois aumentam o ticket médio do comprador. Além disso, uma mercadoria dentro desta categoria dá a vantagem para uma micro e pequena loja virtual de competir no mercado pela qualidade, e não pelo preço – onde os grandes players acabam sempre ganhando.

É preciso, portanto, procurar um diferencial onde a empresa é boa e única, para que as pessoas tenham a sua loja virtual como referência e entendam que, quando precisarem do seu produto e/ou serviço, elas saibam que você é melhor no ramo.

3 – Frequência de compra
Escolha um produto onde o comprador precise adquirir com uma certa frequência. Um creme anti-celulites, por exemplo, a usuária precisa passar todos os dias e continuar comprando para que o produto faça efeito.

Com produtos neste estilo, você pode definir estratégias de promoção e vendas que fará com que cheguem novos clientes e, os clientes que já adquiriram o seu produto anteriormente voltem a comprar. Com isso, o seu e-commerce gerarão uma bola de neve positiva, e suas vendas só irão aumentar.

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