O que o seu consumidor espera de você em 2015

em jan 15, 2015:por

Samuel Muller

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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A primeira quinzena de 2015 já ficou para trás então é momento de olhar para 2014 com aquele distanciamento e olhar crítico sobre os fatos mais marcantes do mercado de e-commerce. Em 2014 tivemos muitos acontecimentos relevantes que merecem destaque entre eles; a consolidação do mobile, a implementação de comunicação personalizada viabilizada através de dados geográficos, de navegação, de preferências e perfil de compras. Tivemos também temas que foram muito discutidos mais ainda não se consolidaram como o cross-channel e tendências de comportamento do consumidor que apontam grandes desafios para 2015.

Recentemente me deparei com um artigo no qual apontava algumas dessas tendências sobre o comportamento e experiência de compra para 2015. Baseado nesse artigo e na minha visão sobre o futuro resolvi dividir com vocês aquilo que acredito ser grandes desafios que executivos e profissionais de marketing digital terão em 2015.
Vamos aos pontos que merecem destaque;

1. Consumidores serão mais exigentes

As expectativas dos consumidores estarão mais elevadas esse ano. Atitudes como comprar on-line e retirar na loja física serão exigências que os consumidores terão. Consumidores sabem que no mercado cada vez mais competitivo em que estamos inseridos eles têm cada vez mais poder, e utilizarão isso para conseguir melhores preços, prazos e serviços.

2. Aumento de investimento em experiência do consumidor

Em 2015 grandes, médios e mesmo os pequenos e-commerce não terão mais como ignorar a experiência do usuário. As empresas constatarão que proporcionar uma melhor experiência ao consumidor acarretará em satisfação, aumento de fidelidade e consequentemente retenção de clientes. Com os custos para aquisição de clientes estão em elevação então uma parcela significativa dos investimentos serão destinados a reter e fidelizar os atuais clientes.

3. Rastreamento e medição terão destaque

A captação e análise de dados já é uma realidade no mercado de e-commerce. Não basta obter os dados é preciso saber extrair deles as informações relevantes. Em 2015 acredito que essa área terá ainda mais destaque, pois as informações do seu consumidor podem gerar uma quantidade enorme de retorno financeiro, basta saber utilizá-las. Do ponto de vista do consumidor ele espera que você proporcione cada vez mais uma comunicação personalizada e pertinente com ele. Mensagem de massa e genéricas serão cada vez menos toleradas.

4. Proporcionar experiências de cross-channel personalizadas

Se tivesse um trending topics no mercado de e-commerce em 2014 eu diria que cross-channel seria um termo que estaria nessa lista. No ano que passou muito se debateu sobre como essa estratégia pode ajudar a ter uma experiência de compra positiva. Mas poucos foram os cases de sucesso no mercado nacional, ou seja, ainda estamos no plano das ideias. Ainda não temos muitos exemplos de implementação bem sucedidas dessa estratégia. Acredito que haverá um aumento nos investimentos em tecnologia, que podem ajudar as empresas a criar comunicação de marketing personalizados e individualizados.

5. Mobile

Negligenciar a experiência do usuário mobile em 2015 pode acarretar em perda de clientes. Se você ainda não deu a devida importância para o mobile está mais que na hora de começar. Provavelmente no seu segmento já existem players que saíram na sua frente. Reserve uma parcela da sua verba anual para pensar na experiência de seus usuários mobile.

Sinta-se à vontade para entrar em contato com a Enext Group caso deseje saber mais sobre o mercado de e-commerce. Nós servimos para desenvolver o mercado online brasileiro então conte com agente. Desejo que em 2015 seus projetos se realizem.

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