Planejamento em e-commerce: por onde começar?

em set 23, 2013:por

Dante Lima

Formado em Administração de Empresa pela FAAP e com Pós Graduação em finanças pela Insper – SP. Professor de e-commerce na Internet Innovation. Sócio da enextgroup, responsável pela Uber Digital. Tem histórico de clientes como: Arezzo/Schutz, Telhanorte, RaiaDrogasil, Gallerist, LelisBanc, Enjoei, Mash, Meu Amigo Pet, entre diversos outros.
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Todos os empreendedores de e-commerce tem a mesma dúvida na hora de planejar seus negócios online: Por onde começar?

Um bom ponto de partida é iniciar através do planejamento de marketing e comercial.

Um negócio de e-commerce nada mais é do que um comércio, e no comércio varejistas, a essência é comprar e vender!

Por tanto, a partir da compra, ou seja, do produto, iniciam-se todos os desdobramentos do ato de planejar.

Definido o produto (ou mix), começa-se a pensar 360º. a respeito do negócio:

1º. Compra – Os varejistas de lojas físicas normalmente falam: O lucro está na compra!

Isso na maioria das vezes é verdade, principalmente para produtos não exclusivos, e facilmente comparáveis. Com boas compras, há possibilidade de ter boas margens.

Então, após definir o mix de produtos, é o momento de negociar a compra com fornecedores e brigar pelas melhores condições.

Dentro do planejamento comercial deve-se pensar também na árvore de produtos e navegação, mark up, preço de venda, cadastro dos produtos com descrição detalhada, fotos, vídeos. (Tente sempre aplicar conceitos de SEO!).

Qual vantagem competitiva temos para comprar o mix de produtos definido? Por que e como somos melhores que nossos concorrentes nesse quesito?

2º. Logística – Depois da definição comercial efetuada, fica mais fácil pensar na logística. Como receber as mercadorias? Como dar entrada? Qual o volume e equipe necessárias?  Qual a melhor maneira para armazenar? Quais transportadoras podem atender os potenciais clientes? Que embalagens devo usar? Haverá embalagem de presente? Qual tratativa para logística reversa?

3º. Tecnologia – Muitos empreendedores imaginam que a plataforma deve ser o 1º. item avaliado para iniciar uma operação. Grande engano! TI deve estar alinhada com as necessidades de negócios. 1º, deve-se pensar na estratégia e como a operação acontecerá, aí sim, desdobramento tecnológico é fundamental.

Que funcionalidades meu e-commerce precisa? O que é indispensável? O que seria um diferencial para vender meus produtos e garantir a experiência que desejo proporcionar aos meus clientes? Que sistemas são importantes para a atender minhas necessidades e administrar o negócio?

Há vários sistemas, integrações e tecnologias que devem ser investigadas: meios de pagamento, anti-fraude, sistema de busca especializada, recomendação e personalização, plataformas de disparo de e-mail marketing, atendimento ao cliente, entre outras.

4º. Marketing –   Com Comercial, Logística e Tecnologia no prumo, faz todo o sentido pensar no planejamento de marketing e comunicação. Tenho uma estrutura bem planejada, sei o que quero e posso vender (comercial), como entregar (logística) e tenho os meios tecnológicos para isso (TI). Agora como anunciar? Como atrair público para a minha loja? Como meu público alvo será impactado pela comunicação? Devo ter bases parceiras? Como extrair o máximo do Google Adwords?

5º. Pessoas – Por último, e não menos importante, o fator crítico de sucesso para qualquer negócios são as pessoas. A definição assertiva da equipe é vital para o negócio prosperar, no fim do dia, são elas que irão executar o planejamento e atingir as metas.

Outros pontos importantes de caráter administrativo que devem ser olhados por todos os e-commerces: planejamento fiscal, jurídico, contábil, financeiro.

Quantifique tudo isso, coloque no papel, avalie os cenários e boas vendas!!!

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2 Comentários :

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