Precificação Inteligente não é desconto, é estratégia de mercado | Next Ecommerce

Precificação Inteligente não é desconto, é estratégia de mercado

em jul 24, 2013:por

Ricardo Ramos

Gestor em Tecnologia da Informação, Ricardo Ramos possui diversas especializações no meio digital e tecnológico, entre elas, estratégias de marketing, cloud computing, ITIL, Product Development, entre outras que colaboram para o desenvolvimento de plataformas e produtos. Iniciou carreira na Inter.net do Brasil, liderou o desenvolvimento de soluções na Virid Interatividade Digital, tornou-se CIO e sócio, devido ao sucesso das soluções desenvolvidas. Atualmente, além de Diretor de Métricas e Monitoramento da ABComm, Ramos vem colocando em prática todo conhecimento adquirido ao longo de sua carreira na Precifica, como fundador e CEO da empresa.
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Com crescimento médio anual acima dos 20%, e cada vez ganhando novos entrantes e consumidores, o e-commerce nacional segue em ritmo acelerado. E, com isso, as lojas virtuais brasileiras buscam incessantemente tecnologias e conceitos que auxiliem a ganhar destaque frente à concorrência.

Eis que, então, uma tecnologia bastante difundida nos grandes e-commerces internacionais começa a chegar ao país: a Precificação Inteligente.

Com o uso de uma plataforma de precificação inteligente, o lojista virtual acompanha o preço e disponibilidade dos produtos que comercializa em seus concorrentes e, baseado nestes dados, implanta estratégias que serão automatizadas por esta plataforma.

Posso citar como exemplo de estratégias automatizadas: aumentar o preço de um produto quando os concorrentes também aumentarem; definir um preço superior quando os concorrentes estiverem sem estoque; reduzir o preço de um produto gradativamente de acordo com um limite para a margem de lucro mínima e a queda gradativa do preço na concorrência.

Agora imagine estas estratégias incorporadas à metodologia de precificação de 50.000 produtos, aplicadas automaticamente em tempo real a medida que seus concorrentes mudam o preço ou estoque. Perder menos oportunidades também é sinônimo de lucrar mais.

Além disso, também pode-se fazer a integração da plataforma com o Google Adwords, possibilitando, assim, aumentar o budget quando um produto da loja esgotar na concorrência ou, também, retirar os investimentos quando faltar um produto dentro do próprio e-commerce

Ou seja, Precificação Inteligente não é desconto! É estratégia de mercado, é uma solução que vai levar mais inteligência para as ações de e-commerce, fornecendo mais informações para o gestor atuar. Ele vai passar a ter visão interna e da concorrência, e poder reagir e trabalhar com mais agilidade.

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