Publicidade Online de Alto Impacto: Segmentação e Flexibilidade

em jun 27, 2014:por

Stefan Schimenes

Stefan Schimenes é graduado em Relações Internacionais na FAAP e tem pós-graduação em gestão de negócios na Fundação Dom Cabral. Empreendedor serial, fundou diversas empresas de sucesso ao longo de sua vida, tendo sido d Managing Director LATAM do Airbnb, o maior site de compartilhamento do mundo. Hoje é fundador da Cazamba, empresa de tecnologia em mídia digital, que promete revolucionar o mercado de internet.
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Não é de hoje que vemos a publicidade digital crescendo a níveis bem maiores do que em outros meios, como jornais, revistas e até mesmo TV.

Segundo pesquisa realizada pelo comScore, os brasileiros que hoje têm acesso à Internet já gastam mais tempo na web do que aqueles que assistem à TV. São 52,3 milhões de brasileiros que navegam na Internet diariamente, com um tempo médio que passa de 3h30 durante a semana e de 20h por mês.

Nesse cenário, cresce a quantidade de anúncios online e o desafio das agências é inovar para ganhar a atenção dos internautas e aproveitar da melhor maneira o aumento de verba publicitária destinada ao mercado digital.

Diferente de outras mídias, a Internet possibilita que as marcas interajam com o seu público-alvo de diversas formas e metrifique o resultado instantaneamente. Mas, a velocidade com que tudo ocorre na web exige que as empresas acompanhem as mudanças e estejam dispostas a apostar sempre em novos modelos.

Procurar apenas os sites com maior audiência e comprar um espaço padrão naquela página já não se mostra efetivo. As empresas precisam saber onde está o seu público-alvo, podem contar aqui com a ajuda das ad networks, e ainda assim aproveitar as tecnologias que permitam acompanhar as evoluções do mundo online.

Em termos de mídia online gráfica, muitos formatos de anúncios padronizados há tempos, quando a publicidade digital ainda despontava como uma tendência, são utilizados até hoje, mas têm apresentado redução de performance cada ano e limitam demais o processo criativo de qualquer agência.

A linguagem HTML5, por exemplo, é muito mais robusta e permite um alto grau de flexibilidade, assim os profissionais de criação não precisam mais ficar presos àqueles famosos formatos convencionados nos primórdios e podem dar asas à imaginação para chamar a atenção dos internautas. Além disso, possibilita integração com novas tecnologias, como o mobile, segmento cuja receita mundial com publicidade deve chegar à cifra de US$ 18 bilhões neste ano, segundo estimativas da consultoria Gartner.

Com o crescente investimento em dados móveis e o mercado de smartphones em alta no país, este é um segmento que também merece atenção dos anunciantes.

Se antes a dúvida era levar ou não a sua marca para a Internet, hoje é preciso agir com agilidade para saber onde estão navegando os seus consumidores e procurar formatos inovadores de publicidade para chamar a atenção deste público e incentivá-los a interagir. Acompanhar o ritmo das novas tecnologias é o grande desafio, e aí sobressai quem antecipa o futuro, sobrevive quem identifica as mudanças e cria.

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