Qual experiência de compras que você prefere? | Next Ecommerce

Qual experiência de compras que você prefere?

em jan 29, 2014:por

Andre Cassita

Gerente de Projetos na eNext, especificamente com projetos da SLI-System. Cursou Ciência da Computação na FMU e Engenharia na FAAP. Trabalhou anteriormente como gestor de um e-commerce do ramo alimentício.
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Imagine-se andando pelo shopping . Você quer a camisa vermelha que você já viu o seu cantor favorito no último festival de verão. Você tem dinheiro no bolso. Você chega ao seu destino. Há duas lojas que vendem a mesma camisa: Loja X e Y. Vamos examinar a experiência de compras em ambos.

Loja X tem uma apresentação atraente. A loja está cheia de funcionários, cada um dedicado a sua sessão , pois eles estão dobrando roupas e deixando a loja perfumada para garantir uma experiência de sólida aos clientes. Você não vê camisas vermelhas, mas você já viu um anúncio especial mostrando produto que você deseja. Você andando pela loja, questiona vários vendedores pedindo a cada um onde encontrar camisas vermelhas . Nenhum deles sabe aonde encontrar. Eles, no entanto, mostraram um item completamente diferente e perguntam se você quer comprá-lo. Eles obviamente não estão ajudando sua experiência de compra. Na verdade, eles estão ferindo-o. Depois de recusar cintos variados, sapatos e vestidos, você casualmente encaminha diretamente a saída e  vai para loja Y.

Na entrada da loja Y, que também tem uma apresentação atraente, você tem um funcionária dedicada para cumprimentá-lo , e ela pergunta: ” Posso ajudá-lo a encontrar algo? ” Você responde : ” . Estou procurando a camisa vermelha qual o Luan Santana utilizou no ultimo festival de verão ” Ela reconhece o seu pedido e imediatamente aponta para um canto da loja dedicada a esta camisa vermelha – junto com camisas semelhantes . Você precisou de 30 segundos, neste momento você já tem a camisa na mão, indo para o caixa – a camisa vermelha é sua.

A experiência na loja X descreve o conceito de ter uma experiência de busca sem relevância. Quando o usuário efetua a busca para “camisa vermelha “, o resultado acaba sendo ” vestidos pretos “, ” botas de couro ” ou ainda pior “, não houve resultados .” Este é um tapa na cara para o seu cliente . Ele está em seu site para comprar. Eles pediram especificamente por uma ” camisa vermelha ” e você não esta ajudando a encontrar o produto , garantindo uma experiência de compra negativa e uma visita ao site do concorrente .

Loja Y, por outro lado, tem busca interna que funciona. Quando o usuário efetua a busca para “camisa vermelho” pronto, eu tenho a camisa vermelha no meu carrinho de compras. Você fez essa conversão e manteve esse cliente. Este é um sucesso – um sucesso devido à busca efetiva site.

Se você não está pensando em busca interna, você absolutamente deve ser. E se você já tem pesquisa no site, parabéns a você – mas se ele não está contribuindo para, pelo menos, um terço de sua receita, você provavelmente deve reavaliar as suas opções. Basta ter uma caixa de pesquisa é apenas metade da solução. Ter um que funciona é completar o quebra-cabeça.

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