Qual o mix de produtos ideal para o meu e-commerce? | Next Ecommerce

Qual o mix de produtos ideal para o meu e-commerce?

em ago 15, 2014:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
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mix de produtos

Você está planejando abrir uma loja virtual porém não sabe o que vender? Será que devo vender mesas, cadeiras, ou as duas coisas? Calma, essa é uma dúvida de praticamente todos que estão iniciando sua vida no e-commerce. E não tem como não ser, já que no final das contas o e-commerce é varejo, assim como qualquer loja física, a diferença está apenas no canal a ser utilizado. E no varejo o produto é quem vai te garantir efetivamente o sucesso.

Como cada caso é um caso não há como eu passar aqui para vocês uma receita de bolo que pode ser seguida para definir o mix de produtos da sua loja. Porém sempre que temos que lidar com essa dúvida nas etapas de planejamento indicamos seguir da seguinte forma: opte sempre pela profundidade do mix de produtos, e não pela amplitude. Em outras palavras, busque por variedade dentro de uma mesma categoria de produtos, e não segmentada em diferentes categorias.

E qual o grande motivo de indicarmos uma ênfase na profundidade do mix de produtos? A resposta é simples, para lojas online que estão iniciando sua operação é necessário criar uma reputação e passar um posicionamento claro para os clientes, e para isso o mais indicado é apostar em nichos de mercado. A atual concorrência torna muito difícil iniciar uma operação generalista, pois exige um aporte financeiro muito maior.

Pensando em uma loja virtual de decoração, podemos exemplificar da seguinte forma: ao invés de tentar vender um pouco de diversas categorias, como cama, cadeiras, abajures, almofadas, quadros, etc., foque em vender muito apenas da categoria almofadas. Então no lugar de oferecer 5 cadeiras, 5 mesas, 5 abajures, 5 almofadas e 5 quadros ofereça 25 tipos apenas de almofadas. Dessa forma você conseguirá se posicionar para o seu cliente como sendo um especialista em almofadas, e toda a vez que o seu cliente pensar em almofadas ele vai acabar pensando em você.

Focando em um nicho você consegue trabalhar melhor ele, buscando produtos exclusivos e entendendo melhor as necessidades específicas do consumidor. A grande ideia é buscar diferenciação perante outras empresas, atendendo o cliente onde grandes redes não conseguem, justamente por serem generalistas.

A busca por uma maior amplitude do mix de produtos se dá a medida que sua marca vai se fortalecendo perante os consumidores. Aos poucos vão sendo introduzidas novas categorias e produtos ao site, aqueles que demonstrarem uma maior aderência ao negócio passam a ganhar um maior destaque. Voltando ao exemplo que dei anteriormente, após uma maior consolidação do nosso e-commerce de almofadas passamos a oferecer também sofás. Ao perceber que as vendas de sofás estão trazendo um bom resultado focamos em um aprofundamento do mix, e assim por diante para demais categorias.

Não estou pregando aqui uma diminuição na variedade de produtos, muito pelo contrário, oferecer uma variedade de produtos para o consumidor é essencial para conseguir maiores taxas de conversão. O que estou aconselhando é apenas direcionar essa variedade para uma quantidade menor de categorias. Para o início de uma operação ficaria muito difícil abraçar toda a extensão das categorias de decoração de forma satisfatória, por isso exemplifiquei iniciar apenas com a venda de almofadas para posterior extensão do mix de produtos à medida que a operação vai se consolidando.

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3 Comentários :

  1. […] Seus usuários podem responder de diversas maneiras e com estes tipos de testes você alimenta sua equipe de compras com dados precisos sobre quais produtos devem ser priorizados no estoque com o objetivo de encontrar o mix de produto ideal. […]

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