Quer melhorar seus produtos e serviços? Converse com seus clientes. | Next Ecommerce

Quer melhorar seus produtos e serviços? Converse com seus clientes.

em mar 25, 2014:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
Views9
Converse-com-seus-clientes

Não é estranho encontrar empresários quebrando a cabeça para criar produtos e serviços inovadores para se diferenciar de seus concorrentes e adquirir (e manter) novos clientes. No entanto, são poucos os que tem a “humildade” e disposição de ir a campo e ouvir o que seus clientes têm a acrescentar.

Para os varejistas online essa tarefa pode ser mais fácil do que parece, principalmente pelo fato de existir diversos canais online de contato entre marca e consumidor. A área de marketing costumar utilizar esses canais, como Facebook, Email Marketing, Twitter, etc para promover seus produtos e serviços, de uma maneira quase sempre unilateral. Mas e se fosse o contrário? E se as empresas utilizassem esses meios para perguntar aos seus clientes o que ela poderia oferecer para melhorar seus serviços e produtos?

Recentemente em um evento de marketing digital um dos palestrantes mencionou um case de uma marca de whisky Americana chamada Makers Mark. Para aumentar a produção de seus produtos (devido ao grande aumento na demanda) a empresa resolveu aumentar a quantidade de água para diminuir o teor alcoólico de seu whisky de 45 para 42, podendo assim aumentar a produção sem elevar muito os custos de matéria prima.

Após anunciar essa medida, a empresa quase gerou um ”suicídio social”. Centenas de pessoas criticaram essa medida em redes sociais como Facebook e Twitter. Cerca de 2 dias após a divulgação, a empresa voltou atrás e desistiu dessa mudança. Ela publicou então uma mensagem: You spoke. We listened”(em português: Vocês falaram. Nós ouvimos).

You spoke. We listened

Essa ação de voltar atrás de uma decisão estratégica pelo simples fato de ouvir a opinião de seus consumidores teve um impacto tão positivo que a hashtag #YouSpokeWeListened acabou virando algo popular.

Mídia espontânea gerada pela ação

Assim como esse caso da Maker’s Mark existem diversos outros exemplos de como uma pesquisa com os clientes, seja por email, mídias sociais, etc, podem melhorar em diversos aspectos a imagem de sua marca.

Afinal de contas, quem melhor do que seus clientes para ajudar a construir uma marca duradoura e de sucesso?

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25