SEO para E-commerce: Relevância na busca, intenção e produção de conteúdo.

em out 09, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
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nordstrom

Entender a relação entre relevância na busca e intenção pode significar a diferença entre ter um site otimizado, ou perder muito tempo investindo em palavras-chave que nunca irão gerar tráfego ao seu site.

Dito isso, a intenção da pessoa que realiza uma busca pode ser dividida em três categorias principais:

Navegação

A pessoa já sabe qual site ela deseja visitar, mas escolhe utilizar a caixa de busca do navegador, ao invés de digitar o site na barra de endereço.

Informativa

Quando a pessoa que realiza a busca está à procura de um tópico do qual deseja aprender mais. A pesquisa pode ser sobre um produto especifico, uma categoria de produtos, um problema que a pessoa deseja resolver, uma dúvida…

Transacional

A busca tem como objetivo completar uma tarefa, como fazer o download de um arquivo, assinar um serviço ou comprar um produto.

Obviamente, as buscas transacionais são as mais valiosas, já que carregam a intenção de realizar alguma ação. Porém, aquilo que conduz a realização da ação, é sempre a busca informativa. Um exemplo prático seria: “Qual é o melhor tênis para corrida?”

Essa seria uma questão de busca informativa, com o intuito de descobrir o tênis mais adequado para corrida. O resultado dessa busca geraria uma nova busca, agora a transacional, com o objetivo de compra.

Pode parecer simples, mas focar em palavras chave que carreguem a intenção de busca informativa é uma ótima estratégia para seu e-commerce.

Entretanto, se você quer bons resultados, é preciso ser criativo e produzir conteúdo relevante.

Buscas informativas competem com inúmeros resultados de busca, que tendem a ser monopolizados por sites como Wikipédia, noticias, sites de empresas… Ou seja, ficar nos primeiros resultados do ranking, apostando nesse tipo de palavras chave, exige muita dedicação para a criação de conteúdo excelente, com muito trabalho de SEO, acompanhado de um plano promocional.

Um ótimo exemplo de trabalho bem feito é o da loja Nordstrom, que está em terceiro lugar no ranking de busca do Google, com a palavra chave ““how to tie a scarf”, da qual 49.500 pessoas realizam uma busca no Google, mensalmente.

Certamente, a empresa trabalha com um bom orçamento e possui uma marca forte. Mas, além disso, ela ouviu seus clientes e entendeu que muitas mulheres acham lenços um acessório muito lindo, porém, não fazem ideia de como usá-lo.

Para isso, a Nordstrom combinou as necessidades de seus clientes com palavras chave de busca que fossem relevantes, porém menos competitivas. Então, a loja desenvolveu um vídeo muito bem produzido, apresentando 16 métodos para amarrar lenços.

Antes de você achar a iniciativa muito custosa, complicada e trabalhosa, reflita. Porque você não pode fazer o mesmo no seu nicho? Utilize os dados de busca e a relevância das palavras chave. Você sabe o que vende e você conhece seu cliente.

Analise os dados e desenvolva algumas ideias de conteúdo. Otimize-as, promova e compartilhe-as. É assim que se constrói relevância e autoridade.

Bom Trabalho!

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3 Comentários :

  1. Ola ana! achei muito oportuno e esclarecedor o seu post, e como sou atuante na área de S.E.O e pouco entendo de webdesigner, gostaria de saber, caso possa me orientar, qual seria a melhor forma de se começar uma loja virtual, tenho pensado em me utilizar das construidas através da magento ou até mesmo em wordpress, o que você acha? pois minha maior preocupação seria quanto ser amigável aos motores de buscar… então não tenho certeza de qual plataforma me utilizar.. obrigado por sua atenção.

  2. Ótimo post. Não conhecia esse site. Temos um comércio eletrônico de produtos veterinários e agropecuários e a partir de agora esse site esta na nossa fonte de conhecimento diário.

    Valeu pessoal.

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