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Seu E-commerce é Onipresente

em ago 20, 2013:por

Felipe Gomes

Felipe Gomes é COO & Co-Founder da Über Digital, agência focada em criação, user experience e desenvolvimento para e-commerce. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado digital e comércio eletrônico.
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Nos últimos anos temos visto (e presenciado) em pesquisas e batepapos com colegas de mercado o crescimento do acesso à internet, e mais precisamente, o acesso via dispositivos móveis, como é o caso de celulares, smartphones e tablets.

Como números e pesquisas sempre são bem-vindos e ilustrativos, vamos à alguns deles, mostrando como está o acesso à internet em 2013 por aqui:

Pesquisa: até 2015, tablets vão superar laptops e PCs
Até 2015, os tablets vão superar não apenas os laptops, mas todos os PCs, de acordo com o da empresa de pesquisas IDC. Este ano, as vendas de computadores pessoais devem sofrer uma queda de 8%, enquanto o aumento de vendas dos tablets será de 59%.
Fonte: IDC

Brasil é o país que mais usa tablets e smartphones, aponta pesquisa
De acordo com o levantamento, o brasileiro passa em média 84 minutos por dia mexendo no smartphone contra uma média mundial de 74 minutos. Já nos tablets a média do brasileiro é de 79 minutos por dia, enquanto a média mundial é de 71 minutos.
Fonte: CONECTA e pela Worldwide Independent Network of Market Research (WIN)

Invasão de smartphones explode no Brasil
Segundo a consultoria IDC, o mercado de smartphones no Brasil cresceu 78% em 2012. Foram comercializadas 16 milhões de unidades em 2011 o número havia sido de 9 milhões. Já de acordo com o Ibope, a penetração dos smartphones no Brasil dobrou entre 2011 e 2012 e já aparece em 18%.
Fonte: IDC

Vendo números grandiosos assim, e sabendo que eles só tendem a aumentar ainda mais, a gente começa a perceber a importância que o comércio eletrônico deve dar à sua onipresença. As lojas virtuais precisam estar adaptados a todos os tipos de aparelhos, e hoje em dia isso ainda não funciona por aqui. Apenas os grandes players contam com boas versões de suas lojas para tablets, smartphones e os mais diversos tipos de dispositivos.

Você já parou pra pensar no dinheiro que uma loja pode deixar de ganhar por não atender o cliente que está na rua ou em um café, usando seu tablet, iPhone ou até mesmo o smartphone baratinho, querendo gastar por necessidade (ou até por impulso) e quando ele entra no site, tem dificuldade em encontrar os produtos, o layout está todo desconfigurado, não conseguem aumentar a foto do produto, não encontram direito o preço, isso sem contar a dificuldade em se cadastrar ou realizar um pagamento utilizando smartphones, tendo que dar aumentar e diminuir o zoom a todo instante para preencher aqueles enormes (e mal feitos) formulários.

Isso que eu falei é o dinheiro que uma loja deixa de ganhar. O pior é quando falamos do dinheiro que ela perde de fato, gastando fortunas com remarketing e links patrocinados para atingir as pessoas que muito frequentemente estão sendo impactadas por tais anúncios enquanto mexem em seus celulares ou tablets e quando elas clicam, encontram todas as dificuldades que acabamos de citar. Desculpem a honestidade, mas isso não é um absurdo? Já parou pra pensar? Pra ressaltar ainda mais a importância da questão, em pesquisa recente realizada pela TheFind, 49% dos e-compradores que utilizam tablets estão insatisfeitos com a experiência de compra e em pesquisa da Kentico Software 44% dos e-compradores alegaram que não comprarão mais em sites que não possuem versões mobile.

Todos nós concordamos que criar um site (principalmente ecommerce, que possui várias telas de layouts diferentes) com Design Responsivo é caro atualmente se costuma gastar (valor investido em programação) até o dobro do valor final, e isso acontece porque seu site precisa ser programado de diversas maneiras e estar preparado para todo tipo de largura e altura dos dispositivos. Mas é um investimento que tem retorno comprovado, e se tem retorno, vale a pena!

Um exemplo de ecommerce que eu gosto de utilizar na maioria dos meus artigos é o da Amazon. Faça uma experiência: entre no site da Amazon.com pelo computador, pelo smartphone e pelo tablet. Fazendo isso repare nas maneiras de como o layout é apresentado e como cada uma das versões apresenta o site da melhor maneira possível. Design responsivo não é futuro. É realidade! Invista nisso agora e colha os frutos.

O faturamento do seu ecommerce agradece. E os clientes também!

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