Turbine seu e-commerce com o social commerce

em mar 06, 2014:por

Fernando

Atualmente cursando o último ano de Design Gráfico na Universidade Anhembi Morumbi. Experiência de mais de 2 anos em criação on-line e off-line na ampla área do Design. E, atualmente trabalhando e desenvolvendo habilidades com foco em e-mail marketing na Agência Next Target.
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Antes de qualquer coisa, você já ouviu falar em Social Commerce? Não? Aposto que é comum você fazer alguma compra por indicação de algum amigo, familiar, ou alguém próximo a você, certo? Sabia! Pois bem, isso é Social Commerce!

Agora imagine isso hoje em dia, com o crescimento explosivo das redes sociais, como FacebookTwitterInstagram e Pinterest, gerar conteúdo e compartilhar informações é a maior tendência da internet atualmente. Estamos diante de um grande envolvimento empresa-cliente, que acaba por estimular a propagação da informação, gerando conhecimento da marca, relacionamento e vendas!

Os clientes acabam por oferecer uma grande base de dados com recomendações, reclamações, desejos e sugestões que se tornam excelentes fontes de estratégia para o negócio. E o melhor, é que tudo acontece de forma espontânea, natural. O cliente além de consumir o produto, acaba por promover mais credibilidade para a empresa nos canais de comunicação.

Mas deve-se ter cuidado, pois assim como um elogio de um consumidor pode atingir milhões de pessoas positivamente, uma avaliação negativa também pode se tornar uma insatisfação viral na mesma velocidade. Cabe a empresa em transformar qualquer informação em retorno positivo.

Segundo pesquisa da Nielsen, 92% dos entrevistados disseram ser a recomendação de amigos a forma de propaganda mais confiável e, em segundo lugar, com 70% dos votos, os comentários de consumidores publicados na web.

O foco do Social Commerce não é a conversão por meio das redes sociais, e sim usá-las como aliadas à estratégia de marketing promocional do seu e-commerce, reforçando o relacionamento com os clientes. Logo, o atendimento, sugestões de melhorias, ideias para novos produtos, avaliações, entre outras, vão fortalecer a imagem da empresa. Até porque, hoje em dia, o boca-a-boca é high-tech.

Não duvido nada que em futuro próximo, veremos em nossas páginas do Facebook, banners ou postagens do tipo: “Seu amigo fulano acabou de comprar o produto X da loja Z. Confira o que ele achou do produto e experimente as promoções da Loja Z você também!”.

Esta interatividade empresa-cliente é ótima e muito necessária a meu ver. Além de estabelecer o relacionamento com o usuário, é preciso aproveitar para estimular a compra por meio de campanhas, ofertas, concursos, sorteios e inúmeras outras formas que a criatividade permitir. As redes sociais não são um modismo transitório, elas estão se solidificando cada vez mais com o passar do tempo. E por que não aproveitar agora para começar a se engajar mais nesse tópico?

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