Usando a concorrência a seu favor

em out 01, 2014:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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É uma dica muito válida do mercado virtual, apostar em um segmento específico. Com um público pré-determinado para direcionar suas negociações, os resultados obtidos são muito mais satisfatórios. Mas, naturalmente, nessa corrida sempre há uma luta contra a concorrência.

Contudo, seus concorrentes não precisam ser vistos apenas como competidores; mas também como uma alavanca de sucesso! Sim, seu e-commerce pode aprender muito a partir das ações desenvolvidas pelos concorrentes diretos e indiretos.

Diante disso, vale analisar:

Quem são meus concorrentes? Simples. Aqueles que desejam alcançar o mesmo público que você, que vendem o mesmo produto, e que trabalham no mesmo segmento. Pode-se filtrá-los em: concorrentes diretos que fazem o mesmo que você para um mesmo consumidor; e concorrentes indiretos que possuem ambições semelhantes, parte do mesmo público ou alguns produtos iguais. Com esta análise feita, observe o trabalho de seus concorrentes para dar crescimento ao seu e-commerce.

Como usar meus concorrentes para crescer? Ao invés de fazer guerra declarada, é possível aprender com os concorrentes, mesmo sem manter contato. Basta estudá-los. Isso mesmo, analisar os passos da concorrência, seus preços, suas abordagens, suas propagandas, bem como a experiência que proporciona aos clientes é uma forma de entender sua posição no mercado e diante do público para, assim, aprimorar suas estratégias de diferenciação.

Diferencial. Por onde começar? Aplique tudo aquilo que seus concorrentes não fazem e que seu mercado exige. Não tenha medo de ser o pioneiro em algo, porque possivelmente alguém copiará tal atitude depois. Saia na frente e destaque-se diante do mercado. Em seguida, mantenha-se atualizado, desenvolvendo novos motivos para que seu público prefira ficar em seu e-commerce. Analise estas dicas, veja seus concorrentes com outros olhos! Sucesso!

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